Calendario IPVA 2024

Mesmo com pandemia e restrições, número de vítimas de queimaduras cresce no Huse durante período junino

Por Redação em 30/06/2021 às 11:04:38
Uma criança queimada por fogos, que precisou ter um dedo amputado, permanece internada. Vítima de queimadura na UTQ do Huse

Divulgação/ASN/Arquivo

Dezenove pacientes foram atendidos pela Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), em Aracaju, até o dia 29 de junho, quando encerraram as homenagens aos santos juninos. O número de casos de queimaduras foi 36,8% superior ao do ano passado, com 12 registros no mesmo período.

O número continua baixo em comparação a 2019, quando foram registrados 71 pacientes queimados. Assim como em 2020, festas, vendas e solturas de fogos continuam proibidas.

A maior parte dos acidentes foi causada por fogos de artifício e produtos inflamáveis, como o álcool. Permanecem internados na UTQ um adulto que sofreu choque elétrico, e uma criança queimada por explosivo, que precisou ter um dedo amputado.

Neste mês, foram nove pacientes entre a véspera e o dia de São João. Já no Dia de São Pedro foram cinco, todas crianças e adolescentes.

"Em relação ao ano ano passado houve um aumento, mas ainda abaixo do que costumava ser no período da pandemia. A prevenção sempre é o melhor remédio", disse o superintendente do Huse, Walter Pinheiro.

De acordo com autoridades de saúde, a fumaça pode agravar do quadro de pacientes com doenças respiratórias, principalmente a Covid-19, e provocar a lotação de hospitais.

Primeiros socorros

Em caso de queimaduras, a orientação é a seguinte:

Retirar roupas e vestes do local afetado;

De imediato, colocar o membro ferido em água corrente entre 10 e 15 minutos;

Cobrir com um pano seco;

Ir para o hospital.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania