Calendario IPVA 2024

Covid: DF pretende vacinar 400 mil pessoas com 2ª dose em dois meses; entenda importância de completar imunização

Por Redação em 23/06/2021 às 10:54:33
Estimativa é da Secretaria de Saúde, que diz já ter vacinas para julho reservadas. Até terça-feira (22), 332.023 pessoas receberam dose final na capital. Vacina contra Covid-19 no DF

TV Globo / Reprodução

O governo do Distrito Federal pretende aplicar a segunda dose da vacina contra Covid-19 em 400 mil pessoas, entre julho e agosto. Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), no mês que vem, 200 mil brasilienses devem voltar aos pontos de vacinação para receber a dose final das vacinas AstraZeneca e CoronaVac, aplicadas nos meses de abril e junho.

De acordo com a pasta, as doses para esse público estão reservadas na Rede de Frio Central do DF. Atualmente, a pasta tem um estoque de 196.760 imunizantes para serem aplicados como segunda dose, sendo 16.220 de CoronaVac e 180.540 mil de AstraZeneca.

Vacinas contra Covid-19 aplicadas no DF são seguras, testadas e eficazes, dizem especialistas

Vacina contra Covid-19 no DF: veja quem pode ser vacinado agora e o que fazer

Vacinação contra Covid-19 para grávidas sem comorbidades começa nesta semana no DF

A vacinação contra Covid só tem eficácia máxima após a aplicação das duas etapas. Por isso, especialistas ressaltam que completar a imunização é essencial para o controle da pandemia (veja mais abaixo).

Agosto

A previsão da Secretaria de Saúde é que, em agosto, outras 200 mil pessoas procurem o serviço. A expectativa é aplicar 194.946 doses de D2, sendo que cerca de 37 mil serão doses da Pfizer/BioNTech e o restante de AstraZeneca.

Segundo a pasta, esse número pode aumentar, a depender da chegada de mais doses da vacina CoronaVac em julho, com reforço administrado em agosto.

Desde o início da campanha, em janeiro, 912.880 pessoas receberam a etapa inicial Entre os atendidos, 332.023 também tomaram a segunda dose e, portanto, concluíram a imunização, de acordo com o último vacinômetro, divulgado pela Secretaria de Saúde na terça (23).

Vacina contra Covid-19 no DF

TV Globo / Reprodução

Importância de completar imunização

Para o epidemiologista Wildo Navegantes, da Universidade de Brasília (UnB), não há evidências de que apenas uma dose proteja contra o novo coronavírus. "Estudos relacionados para demonstrar a eficácia da vacina foram feitos utilizando as duas doses, com espaçamento de tempo", explica.

O especialista considera que "é quase um crime" as pessoas deixarem de tomar a segunda dose. "Usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] que tomam apenas uma dose, com certeza, terão uma proteção absurdamente menor ", alerta.

A Secretaria de Saúde também reforça os riscos não completar a imunização. De acordo com a pasta, os estudos indicam que, somente após a aplicação da segunda dose, "o ciclo de imunização é finalizado e a eficácia global está assegurada".

"Os fabricantes da CoronaVac e da AstraZeneca recomendam a aplicação de duas doses respeitando os intervalos, então temos que seguir o que é indicado e voltar aos pontos de vacinação", afirma o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

As três vacinas atualmente em uso no Distrito Federal são aplicadas em duas doses. Apenas a da farmacêutica Janssen – ainda não disponível no DF –, empresa do grupo Johnson & Johnson, é administrada em dose única. A segunda dose deve ser aplicada no intervalo de até 28 dias no caso da CoronaVac/Butantan e de 12 semanas para AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.

VÍDEOS: veja quais são as principais vacinas contra a Covid

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023