Calendario IPVA 2024

Powell vê 'melhora sustentada' na economia dos EUA e aumento notável na inflação

Por Redação em 21/06/2021 às 21:22:24
Presidente do banco central dos EUA não entrou em detalhes sobre a possibilidade de o órgão ter de acelerar seus planos para retirar algum apoio à economia por causa do aumento mais acelerado dos preços. A economia dos Estados Unidos continua a mostrar "melhora sustentada" do impacto da pandemia do coronavírus e ganhos contínuos no mercado de trabalho, mas a inflação "aumentou notavelmente nos últimos meses", disse Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em comentários preparados para uma audiência no Congresso na terça-feira (21).

Powell não entrou em detalhes, em seus comentários, sobre a política monetária ou sobre a possibilidade de o banco central dos EUA ter de acelerar seus planos para retirar algum apoio à economia por causa do aumento mais acelerado dos preços.

Powell fala ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara em 2020

Reuters

Em seus comentários, que foram divulgados pelo Fed no final da tarde de segunda-feira (22), Powell disse que considera provável que o atual salto da inflação, de fato, desapareça.

Ele também reafirmou sua preocupação de que a recuperação permaneça desigual, com o desemprego ainda atingindo mais duramente os trabalhadores de salários mais baixos, negros e hispânicos.

"Nós, do Fed, faremos tudo o que pudermos para apoiar a economia pelo tempo que for necessário para completar a recuperação", disse Powell.

Powell deve falar na terça-feira no subcomitê de Crise do Coronavírus da Câmara dos Representantes dos EUA. O presidente do subcomitê, o democrata da Carolina do Sul James Clyburn, repreendeu Powell no ano passado por não ajustar mais os programas de emergência do Fed aos trabalhadores.

Powell em seus comentários disse sentir que os ganhos de empregos "devem aumentar nos próximos meses", à medida que a vacinação contra a Covid-19 continua e a reabertura da economia prossegue.

Ainda assim, "a pandemia continua a representar riscos", disse ele.

Vídeos: Últimas notícias de economia

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023