Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Brasil cai para 6º em ranking de combate à corrupção na América Latina


País foi ultrapassado pelo Peru e pela Argentina no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção (CCC). Uruguai lidera o ranking pelo 2º ano seguido. O Brasil foi ultrapassado pelo Peru e pela Argentina e caiu de 4º para 6º no Índice de Capacidade de Combate à Corrupção (CCC), ranking lançado em 2019 que mede a capacidade dos países latino-americanos de detectar, punir e prevenir a corrupção.

Pelo 2º ano seguido, o Uruguai foi o país com a pontuação mais alta no Índice CCC (7,80 pontos de um total de 10). A Venezuela tem a pior nota das 15 nações analisadas (1,40). Veja o ranking:

Uruguai (7,80)

Chile (6,51)

Costa Rica (6,45)

Peru (5,66)

Argentina (5,16)

Brasil (5,07)

Colômbia (4,81)

Equador (4,77)

Panamá (4,55)

República Dominicana (4,38)

México (4,25)

Paraguai (4,08)

Guatemala (3,84)

Bolívia (2,43)

Venezuela (1,40)

O ranking é feito pela Americas Society/Council of the Americas e pela Control Risks, que avaliam e classificam os países com base na eficácia com que podem combater a corrupção.

As entidades dizem que "os países com uma pontuação mais alta são considerados mais propensos a ver atores corruptos processados e punidos" — e, na outra ponta, "uma continuação da impunidade é mais provável em países no extremo inferior da escala".

O Índice CCC analisa 14 variáveis, incluindo a independência das instituições jurídicas, a força do jornalismo investigativo e o nível de recursos disponíveis para combater crimes de colarinho branco.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!