Calendario IPVA 2024

Embaixada do Brasil procurou três empresas na Índia em 2020 em busca de cloroquina, mostram documentos

Por Redação em 12/06/2021 às 21:12:28
Informação consta de ofícios da CPI obtidos pela TV Globo. Estudos científicos já comprovaram ineficácia da cloroquina contra a Covid; entidades médicas condenam uso. Documentos enviados pelo Ministério das Relações Exteriores à CPI da Covid e obtidos pela TV Globo mostram que a embaixada do Brasil na Índia procurou três empresas no país em busca de cloroquina. Esses mesmos documentos foram enviados ao Ministério da Saúde em junho de 2020.

O presidente Jair Bolsonaro defende o uso do medicamento contra a Covid. Estudos científicos, contudo, já comprovaram a ineficácia do remédio para a doença.

Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a cloroquina não deve ser usada como forma de prevenção; a Associação Médica Brasileira (AMB) diz que o uso de cloroquina e outros remédios sem eficácia contra Covid deve ser banido; e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) diz que a cloroquina não tem efeito e deve ser abandonada.

Segundo os documentos, das três empresas procuradas, somente uma informou produzir o medicamento. Informou ainda ter capacidade de produzir três toneladas, ao custo de US$ 190 por quilo, e previsão mínima de entrega de 4 semanas.

Em outubro de 2020, contudo, o Ministério da Saúde informou ao Ministério das Relações Exteriores que não seria necessária a importação do medicamento. Nesse documento, a Saúde não cita a informação de que a cloroquina é ineficaz contra a Covid, diz somente que a decisão foi tomada "após consulta à área técnica pertinente".

Em setembro, um outro ofício da área técnica do Ministério Saúde detalhou a quantidade de cloroquina já adquirida pelo Brasil por meio de outras fontes.

Bolsonaro tentou convencer a Índia a enviar insumo para a hidroxicloroquina

Ligação de Bolsonaro para Narendra Modi

Documentos do Itamaraty também enviados à CPI da Covid mostram que o presidente Jair Bolsonaro telefonou para o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para convencer o país a enviar para o Brasil insumos para a fabricação de hidroxicloroquina para o tratamento da Covid (veja detalhes no vídeo acima).

Na conversa, Bolsonaro pediu para acelerar a liberação dos insumos para duas empresas para a produção de hidroxicloroquina no Brasil, a EMS e a Apsen.

Quando a informação se tornou conhecida, a EMS declarou que sempre disponibilizou esses produtos a pacientes com prescrição médica e apoiou o principal estudo clínico do Brasil, que não mostrou efeito favorável em pacientes adultos hospitalizados com formas leves ou moderadas de Covid.

A Apsen afirmou que todas as interações com governos são por meios legais, com lisura, em conformidade com as normas do setor e com a legislação do país.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023