Calendario IPVA 2024

Marco Maciel: veja repercussão da morte do ex-vice-presidente

Por Redação em 12/06/2021 às 10:42:11
Ele atuou como deputado, senador e governador de Pernambuco. Exerceu o mandato de vice-presidente durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2003. Marco Maciel, ex-vice-presidente da República, morre aos 80 anos

Políticos e aliados lamentaram a morte do ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Ele estava internado em Brasília, desde o dia 29 de março, e a causa da morte ainda não foi divulgada.

O velório vai acontecer no Senado Federal, fechado para parentes e amigos, das 14h30 às 16h30. O enterro está marcado para as 17h, no cemitério Campo da Esperança, também em Brasília.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), decretou luto oficial de sete dias.

Ao longo da carreira, o político atuou como deputado, senador e governador de Pernambuco. Ele exerceu ainda o mandato de vice-presidente durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2003. Em 2014, ele foi diagnosticado com Alzheimer.

Marco Maciel estava internado em Brasília

Reprodução/WhatsApp

ACM Neto (DEM), ex-prefeito de Salvador

"Marco Maciel foi um dos fundadores e um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país."

Mendonça Filho (DEM-PE), deputado federal

"No momento que o país precisa construir consensos, o Brasil perde o maior símbolo da política do diálogo: o pernambucano Marco Maciel. O Democratas perde um de seus maiores líderes. Perco um amigo, conterrâneo e exemplo de ética a ser seguido, uma referência pessoal e política."

Ciro Gomes (PDT), ex-candidato à Presidência

"Lamento a morte do ex-vice-presidente do Brasil, Marco Maciel. Homem decente e de espírito público, dignificou as melhores tradições pernambucanas na política brasileira. Meus sentimentos à família e amigos."

Ronaldo Caiado, governador de Goiás

"Assumiu a presidência da República 87 vezes nos oito anos em que foi vice de Fernando Henrique Cardoso. Considerado um artífice do entendimento, construiu sua trajetória como o homem da conciliação, com contribuições decisivas para o processo histórico brasileiro, ao atuar na linha de frente que resultou no fortalecimento da democracia.

Pai de família e líder de princípios sólidos, fez da política a arte da construção ao abrir infinitas portas para o diálogo e o ordenamento institucional.

Exemplo de dignidade e de espírito público, perdemos uma unanimidade política, um verdadeiro estadista cuja biografia deve servir como exemplo para o Brasil, especialmente neste momento tão tristemente marcado pelo acirramento ideológico e pela cega confrontação."

Eduardo Paes (MDB), prefeito do Rio

"No auge da falta de racionalidade e da incapacidade de construir consensos em prol do Brasil, perdemos o homem público brasileiro cuja trajetória foi marcada por essas qualidades. Meus sentimentos aos familiares e amigos."

Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara dos Deputados

"Pernambuco perdeu Marco Maciel. Sua trajetória como deputado, senador, governador e vice-presidente teve o símbolo da correção e lealdade aos seus princípios. Cultivou, na vida pessoal e política, o valor do respeito e a fidalguia com as pessoas, que tanto faz falta hoje ao Brasil."

Ãlvaro Dias (Podemos-PR), senador

"Falece Marco Maciel, ser humano exemplo. Cordial, discreto, estudioso, construtivo , deixa sua marca e coleção de bons exemplos. Meus sentimentos! Solidariedade à família e amigos."

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), senador

"O Brasil perde um de seus mais ilustres filhos. Com uma trajetória política marcada pela integridade e compromisso com interesse público, Marco Maciel foi exemplo de diálogo e conciliação em todos os cargos que ocupou. Como vice-presidente da República, soube a exata dimensão do cargo, que exerceu com ponderação sempre em busca do bem comum. Como governador de Pernambuco, trabalhou pelo desenvolvimento do semiárido, missão que ainda nos desafia. Deixa um legado que inspira todos aqueles que acreditam que a política é um instrumento de transformação do país. Meus sinceros sentimentos e solidariedade à família e aos amigos."

Antonio Anastasia (PSD-MG), senador

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-vice-presidente e ex-senador Marco Maciel. Tivemos uma relação muito próxima e cordial em Brasília, durante o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Marco Maciel era a educação em pessoa, gentil e generoso, preocupado com o País e com seu desenvolvimento, dedicado ao povo brasileiro. O Brasil perde hoje um homem público exemplar. Levo a todos os seus amigos e familiares os meus sinceros sentimentos e meu abraço solidário."

Baleia Rossi (MDB), deputado federal

"Lamentamos a morte do ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Ele também foi deputado, governador e senador pelo Estado de Pernambuco. Pela Frente Liberal, Maciel teve papel importante na reabertura democrática do país. Sobretudo na construção na candidatura de Tancredo Neves em 1985. Nossas condolências a amigos, familiares e também aos colegas do Democratas, agremiação política que Marco Maciel integrou."

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco

"Com a morte de Marco Maciel, o Brasil perde um político que sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento. Ao longo de sua trajetória como deputado, governador, senador, ministro e vice-presidente da República, Marco Maciel defendeu suas posições com ética e elevado espírito público. Características que também o destacaram na Academia Brasileira de Letras. Presto minha solidariedade à dona Anna Maria Maciel, aos filhos e demais parentes e amigos. Fica decretado luto oficial de sete dias, em homenagem a esse grande pernambucano."

Professor Lupércio (Solidariedade), prefeito de Olinda

"Um homem que desde muito jovem ocupou funções destacadas e assumiu grandes responsabilidades como deputado estadual, federal, presidente da Câmara, senador, ministro da Educação, além dos cargos anteriormente citados e outras honrosas missões assumidas por ele.

A cidade de Olinda e todos os olindenses têm uma gratidão histórica com Marco Maciel. O nosso título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco, foi obtido em 1982, último ano da administração dele no governo de Pernambuco. Tendo a sua gestão papel importante sobretudo na organização da complexa documentação que sacramentou a Marim dos Caetés como monumento mundial.

Um dos traços mais marcantes da personalidade de Marco Maciel foi a sutileza, que ele soube utilizar junto com o diálogo e a tolerância no bom trato de fazer política. Professor Lupércio se solidariza com familiares e amigos de Marco Maciel".

Anderson Ferreira (PL), prefeito do Jaboatão dos Guararapes

“Pernambuco e o Brasil perderam hoje um dos políticos de maior envergadura e liderança. Marco Maciel exerceu com maestria todos os cargos que ocupou como secretário deputado, senador, governador, ministro e vice-presidente da República. Sua ética, o estilo discreto e ao mesmo cativante eram as suas marcas. Meus sentimentos à família neste momento de perda”.

João Doria (PSDB), governador de São Paulo

"Triste com a morte do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Aos familiares e amigos minha solidariedade neste momento de dor."

Onyx Lorenzoni (DEM), ministro da Secretaria-Geral da Presidência

"O extraordinário ser humano Marco Maciel foi hoje para a morada dos céus. Que Deus conforte a todos da família e os amigos. Marco era dotado de uma inteligência e cultura excepcional, lealdade , seriedade e amor pelo Brasil , foi um exemplo."

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023