Vacinação contra gripe inicia nesta segunda (23) no PI para idosos e profissionais da saúde; veja orientações

Por Redação em 22/03/2020 às 20:30:21

Campanha foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus. Apenas UBSs farão a imunização para evitar aglomeração e exposição de grupos de risco em hospitais. Vacina da gripe

Divulgação

Pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua casa a partir desta segunda-feira (23), em todo o Piauí, para se vacinar contra a gripe. A campanha acontece em todo o Brasil e busca imunizar grupos de risco, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, para que menos pessoas sejam acometidas de síndromes gripais, evitando assim uma sobrecarga no sistema de saúde.

Vacinação para idosos e profissionais de saúde acontece do dia 23 de março ao dia 15 de abril em todo o estado.

Senhas em Teresina

Para evitar ainda mais a aglomeração de pessoas nos postos da capital, serão distribuídas senhas para que as pessoas não precisem ficar em filas esperando para se vacinar. Além disso, pessoas que já estejam gripadas devem esperar se curar da gripe para se vacinar.

Vacinação apenas na UBSs

Amariles Borba, diretora de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, informou ao G1 que idosos e profissionais de saúde devem procurar apenas as salas de vacina das UBSs. Hospitais não terão vacinas, apenas o Centro Integrado Lineu Araújo.

"Não teremos salas nos hospitais para evitar cruzamento de pessoas doentes com pessoas saudáveis e que são dos grupos de risco", explicou.

A exceção é para aqueles profissionais de saúde que já trabalhem nos hospitais. Esses se vacinarão em seus locais de trabalho. Os que precisarem buscar uma UBS, devem levar contracheque atualizado (dos últimos três meses) ou outro documento que indique a função.

Manter distância segura

A gerente orientou ainda para que os idosos que forem às UBSs mantenham distância segura uns dos outros.

"Aguardem com paciência mantendo pelo menos um metro de distância uns dos outros", disse.

A medida visa evitar o contágio de doenças virais, incluindo o novo coronavírus, que já tem casos confirmados do Piauí, sendo todos em Teresina.

Vacinas de rotina suspensas

Por conta da necessidade de vacinar os grupos de risco contra as gripes e para evitar aglomerações, estão suspensas as vacinas de rotina do dia 23 ao dia 30, em todas as unidades básicas da capital.

A vacina contra a gripe protege contra os vírus que causam a influenza A H1N1, H3N2 e influenza B.

Apelo

A diretora fez um apelo aos idosos para que não deixem de se imunizar, pois são uma camada da população mais suscetível ao vírus e com mais chances de agravamento da doença, que nestes casos pode levar a internações e até mesmo à morte.

"A vacina é muito importante para se proteger contra essa onda de síndromes respiratórias que nós estamos enfrentando na estação chuvosa, já que o ambiente de muita umidade favorece o crescimento da população dos vírus", alerta Amariles Borba.

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença

Infografia/G1

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023