Calendario IPVA 2024

Renan Calheiros pede ao STF para ser incluĂ­do na ação de Bolsonaro contra lockdown nos Estados

Por Redação em 05/06/2021 às 19:28:29

Relator da CPI da Covid-19, o senador Renan Calheiros (MDB) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para ser incluĂ­do como "amicus curiae" em uma ação protocolada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Corte. Neste processo, iniciado em 27 de maio, o chefe do Executivo reivindica o fim do lockdown em Pernambuco, ParanĂĄ e Rio Grande do Norte, adotado pelos governadores das regiões para conter o avanço da Covid-19. O "amicus curiae" é uma ferramenta do direito brasileiro que possibilita a inclusão de terceiros em processos para que ofereçam provas e justificativas aos tribunais, contribuindo assim para o julgamento da causa.

"Qualquer decisão tomada pelo Supremo no caso afetarĂĄ toda a população brasileira, até mesmo daqueles de outros Estados. Isso porque, certamente, as decisões relativas ao objeto da presente ação serão estendidas às demais regiões, alcançando todo o Brasil. Tendo que a decisão repercutirĂĄ ainda em considerar ou não vĂĄlidos os atos praticados por governadores e prefeitos, ela refletirĂĄ diretamente em direitos, deveres e atos atualmente investigados pela CPI da Pandemia", justifica o pedido de Renan Calheiros, obtido pela Jovem Pan. No STF, a solicitação serĂĄ avaliada pelo ministro LuĂ­s Roberto Barroso, que é relator da ação protocolada por Bolsonaro.

Requerida pelo presidente através da Advocacia-Geral da União, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) se opõe não apenas ao lockdown, mas também ao toque de recolher e às demais medidas restritivas. "O intuito da ação é garantir a coexistĂȘncia de direitos e garantias fundamentais do cidadão, como as liberdades de ir e vir, os direitos ao trabalho e à subsistĂȘncia, em conjunto com os direitos à vida e à saĂșde de todo cidadão, mediante a aplicação dos princĂ­pios constitucionais da legalidade da proporcionalidade, da democracia e do Estado de Direito", registra a ação assinada pelo Advogado-Geral da União, André Luiz Mendonça.

Fonte: PolĂ­tica

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023