Desemprego recua na zona do euro; inflação ultrapassa meta do BCE

Por Redação em 01/06/2021 às 08:51:06
Eurostat estima que cerca de 15,4 milhões de trabalhadores estejam desempregados na União Europeia, sendo 13 milhões na zona do euro. O desemprego registrou leve queda na zona do euro em abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira (1º) pela agência oficial de estatísticas do bloco, a Eurostat. O indicador passou de 8,1% em março para 8% no mês seguinte – acima, no entanto, dos 7,3% registrados em abril de 2020.

Considerando toda a União Europeia, o desemprego ficou estável na passagem de março para abril, em 7,3%. No mesmo mês do ano passado, havia ficado em 6,7%.

Desemprego na zona do euro

Economia G1

A Eurostat estima que cerca de 15,4 milhões de trabalhadores estejam desempregados na União Europeia, sendo 13 milhões na zona do euro. Em comparação com março, o número de desempregados teve queda de 165 mil na União Europeia, e de 134 mil na zona do euro. Já frente a abril de 2020, houve altas de 1,4 milhão e 1,28 milhão, respectivamente.

Inflação acima da meta

Também nesta segunda, a Eurostat informou que a inflação na zona do euro foi acima da meta do Banco Central Europeu em maio, acentuando o desafio de comunicação para autoridades que devem conviver bem com preços mais altos por enquanto mas podem enfrentar a reação de consumidores.

A inflação anual nos 19 países que usam o euro acelerou a 2% em maio de 1,6% em abril, devido aos preços mais elevados dos custos de energia desde o final de 2018 e acima do objetivo do BCE de "abaixo mas perto de 2%".

No entanto, maio não deve representar o pico, de acordo com a Reuters. A inflação pode ficar mais perto de 2,5% no final do ano conforme a recuperação da pandemia e os aumentos recentes nos preços das commodities somam-se à pressão de preços.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023