Calendario IPVA 2024

Casal tem fotos usadas por perfil fake que aplica golpes na web: 'Postou foto até da minha família'

Por Redação em 28/05/2021 às 05:41:29
Perfil, que usa o nome de Roberto Fernandes, chegou a publicar fotos da família do casal e marcar pessoas aleatórias, para tentar dar mais credibilidade à farsa. Perfis falsos em redes sociais usam foto de casal para aplicar golpes

Reprodução/Redes Sociais

Um casal de Cubatão (SP) prestou queixa na Polícia Civil após descobrir que um perfil fake está usando fotos dos dois em redes sociais e no WhatsApp para aplicar golpes em vítimas desconhecidas, que compram aparelhos eletrônicos que nunca são entregues. O perfil, que usa o nome de Roberto Fernandes (veja acima), chegou a publicar fotos da família do casal para tentar dar mais credibilidade à farsa.

Como denunciar perfis falsos ou de 'impostores' que se passam por você nas redes sociais?

Segundo o especialista de engenharia de 25 anos, que prefere não revelar o nome, ele e a esposa já haviam tido a foto usada por esse perfil fake, que aplica golpes, em dezembro do ano passado. Mas, na época, apenas pediram que amigos e familiares denunciassem o perfil, e não registraram boletim de ocorrência, acreditando que aquilo seria suficiente para que o golpista parasse.

Falso perfil em rede social usa foto de casal e faz postagens com fotos da família dos dois

Reprodução/Facebook

"Em dezembro, a minha esposa recebeu um print de uma amiga que mostrava que um perfil chamado Roberto Fernandes usava uma foto de casal nossa, oferecendo uma casa de praia para alugar nos grupos de compra e venda do Facebook. Não conseguimos verificar porque estávamos bloqueados pelo perfil, então, só pedimos que familiares e amigos mais próximos denunciassem na própria rede social, e ficou por isso mesmo. Depois, acabamos deixando o caso de lado e seguimos a vida", conta o rapaz.

No entanto, em maio, as vítimas foram surpreendidas novamente. Na última quinta-feira (27), o jovem acordou e viu que tinha diversas mensagens de amigos, informando que uma moça tinha publicado em vários grupos de vendas que ela havia sofrido um golpe, que pagou por um aparelho que libera canais na TV e não recebeu o produto. Nos prints que ela publicou do perfil do golpista, aparecia a foto do rapaz e da esposa. Era o mesmo perfil fake que anunciou o aluguel da casa em dezembro.

Diversos amigos chamaram jovem para alertá-lo sobre perfil fake e postagem de uma das vítimas da falsa venda

Arquivo Pessoal

"Nesse momento, pedi para meus amigos denunciarem, mas não derrubou o perfil. Então, a vítima do golpe entrou em contato comigo para entender o que tinha acontecido. Eu expliquei tudo e pedi para que ela me mandasse como tudo aconteceu com ela. Eles emitiram um boleto, ela fez o pagamento, tem até CPF e tudo lá no boleto, e então ela sofreu o golpe".

Perfil falso faz boleto para vítima pagar e nunca entrega aparelho que anunciou na venda

Reprodução

De acordo com o jovem, o perfil fake usa as fotos do casal no Facebook, Instagram e no WhatsApp. Toda a comunicação com as vítimas que tentam comprar um aparelho eletrônico é feita apenas por mensagem escrita.

"A moça me explicou que quem administra o perfil nunca fala por áudio, e depois do golpe a vítima é bloqueada. Eu vi que esse perfil falso tinha mais de mil amigos na rede social, a maioria perfis fakes ou pessoas de outros países. Além de fotos minhas com a minha esposa, o perfil postou uma foto da minha família, de uma data comemorativa antiga, como se fosse foto atual, fingindo que estava em um almoço familiar, e marcou usuários aleatórios como se fossem pessoas reais".

Além disso, o rapaz relata que o perfil faz várias postagens falsas, de clientes felizes e satisfeitos, e anuncia equipamentos eletrônicos de alto valor, como celulares. Ainda de acordo com o jovem, os falsos perfis nas redes sociais seguem ativos.

Perfil fez postagem como se clientes o tivessem marcado, após ficarem satisfeitos com produtos

Reprodução/Facebook

"O golpista sempre consegue chegar às pessoas por meio da rede social, e finaliza pelo WhatsApp. Toda vez que você chama o contato e não demonstra que teve uma coisa pré-combinada, o celular acaba te bloqueando, e quando você liga, também desligam, e depois te bloqueiam. Além de usar as minhas imagens, podem estar sendo usadas de outras pessoas. Denunciei, principalmente, para resguardar minha família, porque estava com receio de sair na rua, ser identificado erroneamente e sofrer represália, e também para evitar que tivesse outras vítimas. Muitas vezes, podem ser pessoas simples que caem nesses golpes. E isso pode ter consequências sérias para a pessoa que tem a foto usada", finaliza.

O caso foi registrado como estelionato no 3º DP de Cubatão, onde seguirá sob investigação da Polícia Civil. O especialista em crimes cibernéticos Delgado Júnior orientou, em entrevista ao G1 Tocantins, que, diante de crimes virtuais, é muito importante procurar a polícia. "Pega as provas, printa as conversas, a negociação, o endereço do site, o comprovante de transferência. Toda informação que você tiver, leve para a delegacia e faça uma ocorrência", explicou.

Perfil fez postagens com fotos da família do casal, marcando pessoas aleatórias para dar credibilidade à farsa

Reprodução/Facebook

VÍDEOS: As notícias mais vistas do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania