Calendario IPVA 2024

Mogi tem 72 crianças ou adolescentes em abrigos; psicóloga do TJ fala sobre adoção na pandemia

Por Redação em 25/05/2021 às 19:07:25
Nesta terça-feira (25) é celebrado o Dia Nacional da Adoção. Abrigo de Mogi viu rotina mudar durante a pandemia, mas as adoções continuam sendo realizadas. Psicóloga judiciária explica processo de adoção durante a pandemia

Mogi das Cruzes tem atualmente 72 crianças ou adolescentes em abrigos de acolhimento. Do total, cinco estão com famílias acolhedoras, mas nem todos estão disponíveis para adoção.

Durante a pandemia da Covid-19, os menores que vivem em lares da região viram a rotina mudar. As festas e comemorações ficaram de lado e as visitas de potenciais famílias também precisaram ficar no digital.

No entanto, quem deseja adotar ainda pode se candidatar ao processo. Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Adoção.

No Dia da Adoção, mãe de menina que Justiça mandou ser devolvida vê famílias 'desistindo da luta'

Em duas décadas, casal com duas filhas adota 21 crianças e forma 'superfamília' em Itatiba

O que cada criança ou adolescente mais quer é ter o direito de brincar, aprender e crescer com saúde. As que estão em acolhimento no Lar Batista, em Mogi das Cruzes, também esperam serem adotadas.

Uma espera difícil e que ficou ainda mais complicada nesse período de pandemia, como conta Cláudia Olímpio, coordenadora do acolhimento.

“Tem uma menininha de 5 anos que, quando eu chego, ela me encontra [e diz]: "tia, arrumou uma família?"”

“A gente sabe que não só devido à pandemia, porque cada processo é um processo, são situações bem peculiares de cada um. Mas também, isso contribuiu para N coisas que nós estamos vivendo e ficou mais difícil”.

Atualmente, no Lar Batista vivem 15 crianças e adolescentes. Alguns já passam por processo de adoção e aguardam o fim dos trâmites legais pra serem levados para as casas das famílias.

Mesmo com a pandemia, os processos de adoção aqui na cidade não foram paralisados. Algumas alterações foram feitas para preservar as crianças e os adolescentes e evitar contato com outras pessoas. As visitas presenciais, por exemplo, não são permitidas.

“Bem complicado. Não só para a situação das crianças do lar, mas isso é algo mundial. Eu digo que para nós do acolhimento é mais complicado ainda. Eles estão aqui, já não estão no seio familiar, muitos a espera de adoção, por proteção a eles muita coisa mudou”, explica Cláudia.

“Nós tínhamos eventos, Páscoa, Natal, Dia das Crianças, que aconteceria em 12 de outubro do ano passado. Vinham parceiros, faziam festas, brincadeiras, teatro. [Agora] não pode ter aglomeração”.

A psicóloga Juliana da Conceição Velloso, do Tribunal de Justiça de São Paulo, acompanha de perto as adoções em Mogi. Ela explica que, agora, a maior parte do processo é realizada on-line.

“A pessoa que pretende adotar não precisa possuir advogado, porque se trata de uma habilitação. É um procedimento. Basta ela entrar no site do Tribunal de Justiça. Nesse site vai ter um formulário em uma ferramenta chamada "Adotar"”, detalha.

“Basta fazer o download desse formulário e providenciar os documentos. Caso a pessoa tenha dificuldade de acesso, ela pode ligar aqui no Fórum, falar na Vara da Infância e agendar um horário. Ou ela pode agendar esse horário também pelo site”.

Juliana explica, porém, que nem todas as crianças podem ser adotadas, porque a prioridade é fazer com que elas voltem para suas famílias e origem.

“É o que consta no ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]. A primeira família falhou? Aí a gente vai acionar a listagem de casais ou pessoas que pretendem adotar”, completa a psicóloga.

Mais informações sobre os processos de adoção podem ser consultados pelo site do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023