�"rgãos do governo recomendam que WhatsApp adie nova política de privacidade

Por Redação em 07/05/2021 às 15:21:45
Instituições enviaram recomendações para o WhatsApp e ao Facebook e pedem que o aplicativo atualize política apenas após adoção das orientações. Ícone do WhatsApp

REUTERS/Thomas White

Órgãos ligados ao governo federal recomendaram nesta sexta-feira (7) que o WhatsApp e o Facebook, dono do app, adiem mais uma vez a nova política de privacidade da plataforma de mensagens.

O documento foi produzido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Nele, as instituições pedem que o WhatsApp adie a data de vigência de sua nova política, prevista para 15 de maio, enquanto não forem adotadas as recomendações sugeridas após as análises dos órgãos reguladores.

A mudança na política de privacidade passou a ser comunicada no início de 2021 e prevê o compartilhamento de novos dados com o Facebook.

Os termos prevêem que dados gerados em interações com contas comerciais, como as de lojas que atendem pelo WhatsApp, poderão ser utilizados pelas empresas para direcionar anúncios no Facebook e no Instagram.

Embora o WhatsApp afirme que as novidades da política de privacidade estão centradas em interações com empresas, o novo texto indica a coleta de informações que não estavam presentes na versão anterior do documento.

O aceite dos termos é obrigatório e o aplicativo detalhou nesta sexta (7) o que acontecerá com as contas que não derem o aval até o dia 15 de maio.

No documento enviado às empresas, Senacon ,Cade, MPF, ANPD recomendam ainda que o WhatsApp não restrinja funcionalidades do aplicativo caso as pessoas não concordem com a nova política.

Seis perguntas sobre a nova política de privacidade do WhatsApp

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023