Calendario IPVA 2024

Covid-19: Prefeitura faz novas alterações na faixa vermelha e amplia horário de restaurantes nesta sexta e sábado em Juiz de Fora

Por Redação em 07/05/2021 às 15:21:34
Cursos livres e clubes também tiveram funcionamento modificado. O G1 entrou em contato com sindicatos para saber qual o posicionamento das categorias em relação a esta nova decisão. Vista geral de Juiz de Fora

Reprodução/TV Integração

A Prefeitura divulgou nesta quinta-feira (6), mudanças na faixa vermelha do "Juiz de Fora pela Vida", válidas a partir desta sexta (7). Excepcionalmente nesta sexta e sábado, os restaurantes estão autorizados a funcionar das 8h às 22h.

Além disso, os cursos livres poderão funcionar aos sábados. Já para os clubes, o horário de funcionamento permanece de segunda à sexta, contudo, o consumo de bebidas não alcoólicas está permitido. O G1 conversou com representante do Sindicato dos Bares e Restaurante e entrou em contato com representantes de outros sindicatos para saber qual o posicionamento das categorias em relação a esta nova decisão. (Confira abaixo o que mudou após o anúncio)

A cidade está nesta fase do programa desde o dia 17 de abril, após a saída da Onda Roxa do "Minas Consciente", que tinha caráter impositivo. No dia 3 de maio, o G1 mostrou que o Executivo já tinha feito adequações no programa municipal de controle e retomada econômica diante da pandemia de Covid-19.

Novas medidas

De acordo com a Prefeitura, os restaurantes terão horário estendido até as 22h e devem seguir os protocolos sanitários impostos pela faixa vermelha. Vale ressaltar que esta medida é válida somente para os dias 7 e 8 de maio.

Para o Sindicato dos Bares e Restaurantes de Juiz de Fora, a medida é uma oportunidade temporária para alavancar o setor, principalmente nos dias que antecedem o Dia das Mães, data comemorativa que movimenta a economia.

Ainda na nova publicação, a partir desta sexta-feira, os cursos livres poderão funcionar aos sábados.

No caso dos clubes, o horário de funcionamento permanece de segunda a sexta, contudo, o consumo de bebidas não alcoólicas está permitido.

O G1 procurou representantes dos cursos livres e clubes para pedir posicionamento referente às novas medidas, mas não obteve retorno.

Veja detalhes do funcionamento

Restaurantes e praças de alimentação em geral

Funcionamento autorizado das 8h às 22h nesta sexta e sábado. Após o período, o funcionamento volta ser limitado até às 20h.

Nesta sexta, ocorreu uma reunião entre o Sindicato dos Bares e Restaurante, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o coordenador do Fórum Municipal em Defesa da Vida, Ignacio Delgado, onde foi feita uma apresentação de propostas para funcionamento do setor.

Segundo o coordenador do Sindicato, Rogério Barros, foi pedido que a medida temporária seja permanente e que o self-service seja liberado. Em relação aos bares, foi feita a solicitação da liberação para consumo nas mesas e balcões.

"Reivindicamos a retomada do auto serviço porque é uma situação que está agravando muito o funcionamento dos restaurantes, uma vez que é necessário um ou mais funcionários para ficarem servindo os clientes. Nesta semana, inclusive, tivemos o fechamento de um restaurante antigo na cidade e vários outros também fecharam as portas. É um cenário que não queremos ver", explicou.

Cursos livres

Com a nova alteração, fica permitido na faixa vermelhao funcionamento dos cursos livres de segunda a sábado, das 8h às 21h, com aulas presenciais, exclusivamente para maiores de 18 anos, com o respeito do limite de cinco alunos por aula, com distanciamento mínimo de três metros entre eles.

Clubes

O consumo de bebidas não alcoólicas nos clubes está permitido. Quanto ao horário de funcionamento, permanece autorizado apenas de segunda a sexta-feira, para atividades esportivas não coletivas. Excepcionalmente nesta sexta, os clubes que tiverem restaurante poderão funcionar até às 22h.

O representante do Sindiclube, Maurício Santos de Oliveira, afirmou que as medidas divulgadas pela Prefeitura serão respeitadas, contudo, faz reivindicações: "Estamos apresentando para o Executivo propostas referentes ao funcionamento dos clubes também aos finais de semana, a retomada do uso da piscina, com capacidade de até 30% e autorização para prática de esportes em dupla, como futevôlei, peteca, natação, entre outros".

O que pode funcionar na Faixa Vermelha

Centros, galerias comerciais e lojas de rua: segunda a sábado, das 10h às 20h;

Academias de ginástica: segunda a domingo, das 6 às 22h, com a proibição de atividades coletivas;

Ambulantes: de acordo com a licença de atividade;

Atividades de teleatendimento: horário livre, com a instalação de barreiras físicas entre os operadores;

Atividades relacionadas à saúde, à segurança e à assistência social: funcionamento livre;

Autoescola: aulas teóricas virtuais. Aulas práticas apenas condutor/aluno, seguindo protocolos de segurança próprios;

Bancas de jornais e revistas: funcionamento livre;

Bares: apenas delivery, com protocolos de segurança próprios;

Cadeia da Construção Civil: segunda a sábado, entre 6h e 16h;

Casa Lotérica e Correspondentes bancários: funcionamento livre;

Clubes: segunda a sexta, apenas com atividades esportivas não coletivas. Proibida venda/consumo de bebidas alcoólicas e utilização de piscina recreativa;

Comércio atacadista: segunda a sábado, entre 8h e 20h;

Comércio de produtos veterinários e agropecuários com estacionamento próprio: segunda a sábado, entre 6h e 20h;

Cursos livres: fica permitido o funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 21h na faixa vermelha com aulas presenciais, exclusivamente para maiores de 18 anos, com o respeito do limite de cinco alunos por aula, com distanciamento mínimo de três metros entre eles.;

Distribuidora de bebidas: segunda a sábado, entre 6h e 16h;

Distribuidora de gás: das 8h às 20h;

Escritórios, Corretores e congêneres: segunda a sexta, entre 8h e 20h;

Estacionamentos: horário livre;

Farmácias com estacionamento próprio: horário livre;

Farmácias sem estacionamento próprio: segunda a domingo, entre 6h e 22h;

Funerárias: funcionamento livre;

Hotéis e Hospedagens: apenas atividades residenciais;

Igrejas e centros religiosos: horário livre, com 30% da capacidade;

Indústrias de Confecções: das 7h às 17h;

Indústrias de Panificação: das 6h às 24h;

Indústrias de Mobiliário: das 6h às 16h;

Demais indústrias: livre;

Lanchonetes e casas de chá/sucos/similares: segunda a domingo, entre 6h e 20h;

Lojas de Conveniência: segunda a sábado - entre 6h e 16h;

Manutenção e reparação de veículos automotores: horário livre;

Mercados sem estacionamento próprio: segunda a domingo, entre 6h e 22h;

Mercearias/Quitandas/Hortifrutis: segunda a sábado, entre 6h e 22h;

Padaria e confeitaria: segunda a domingo, entre 5h e 20h;

Postos de gasolina: horário livre;

Praça de alimentação em geral: segunda a domingo, entre 12h e 20h;

Programação e comunicação audiovisual e congêneres: horário livre;

Representação comercial: horário livre;

Restaurantes: segunda a domingo, entre 8h e 22h (somente nos dias 7 e 8 de maio). Após o período, o horário permitido retorna para 8h às 20h. Proibido self-service;

Salões de beleza e clínicas de estética: segunda a sábado, entre 7h e 22h;

Serviço de limpeza e manutenção: horário livre;

Shopping Centers: lojas de segunda a domingo, entre 12h e 24h;

Supermercados/Mercados com estacionamento próprio: horário livre;

Transporte individual público de passageiros (táxi); e transporte remunerado privado individual de passageiros: horário livre.

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023