Calendario IPVA 2024

Renan Filho diz que declaração de Bolsonaro sobre investigar desvios em Alagoas 'parece retaliação à própria CPI da Covid'

Por Redação em 07/05/2021 às 12:21:07
Em live, presidente da República criticou o senador Renan Calheiros, pai do governador de Alagoas e relator da CPI que investiga a atuação do governo federal na pandemia. Renan Filho sobre pedido de investigação: 'Seria uma retaliação ao trabalho da CPI'

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugerir uma investigação contra o filho do senador Renan Calheiros (MDB), relator da CPI da Covid, para apurar supostos desvios de recursos públicos em Alagoas durante a pandemia, o governador Renan Filho (MDB) disse nesta sexta-feira (7) que encara a declaração como "uma retaliação à própria CPI".

"O que isso parece é que essa investigação seria uma retaliação ao trabalho da CPI. Investigar um governador que, por coincidência, é o filho do relator da CPI da Covid parece bastante que é uma retaliação à própria CPI", afirmou Renan Filho em entrevista à Globo News.

O governador também lembrou que Alagoas não tem investigação em curso no momento. "O presidente fala em investigar o filho do relator, mas ele sempre falou muito pouco das investigações sobre seus próprios filhos que estão em curso".

Na live, transmitida na noite de quinta (6) no perfil pessoal de Bolsonaro no Facebook, o presidente comenta a atuação dos senadores na CPI, sobretudo quando o relator Renan Calheiros pergunta ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se as frases ditas por pelo presidente da República atrapalham o combate à pandemia.

"Eu queria estar na CPI. Sabe qual seria a minha resposta? 'Oh, presado senador, excelentíssimo senador, frase não mata ninguém. O que mata é desvio de recurso público que seu estado desviou. Então vamos investigar o teu filho que a gente resolve esse problema. Desvio mata, frase não mata", afirmou Bolsonaro.

Sobre a abertura de uma eventual investigação para apurar desvio nos estados, Renan Filho afirmou que, se acontecer, não haveria interferência do pai, relator da CPI.

"Primeiro, acho que a investigação deve ser para todos, ser imparcial, profunda. No caso de Alagoas, o próprio senador Renan Calheiros se antecipou e garantiu que, para investigações no estado, haveria sub-relatoria, que seria ressalvada no relatório final. Essa conduta garante imparcialidade e garante também que os trabalhos da CPI tenham a devida profundidade", avaliou o governador.

Questionado sobre a atitude do presidente, ele lembrou que recebeu uma ligação de Bolsonaro quando o nome de Renan Calheiros foi confirmado como possível relator da CPI.

"Essa conduta errĂĄtica do governo federal, do presidente Jair Bolsonaro que faz um gesto, uma ligação amistosa, supõe-se meu amigo, ele disse até assim 'olha, Renan, estou com saudade daquelas nossas peladas do futebol' e depois ele dĂĄ uma declaração desse nível, demonstra que hĂĄ preocupação do governo central, que a conduta da pandemia foi equivocada, que na hora de preservar vidas, respeitar o que recomenda a ciência, o governo se equivocou", falou Renan Filho.

Assista aos vídeos da CPI da Covid

Veja mais notícias da região no G1 AL

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023