Ministério da Saúde libera R$ 6,6 bi para compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer

Por Redação em 06/05/2021 às 16:50:33
Medida foi publicada no 'Diário Oficial'. De acordo com o governo, expectativa é que doses comecem a chegar ao país ainda em 2021. Até agora, 15% da população foi vacinada contra Covid. O Ministério da Saúde liberou nesta quinta-feira (6) R$ 6,6 bilhões para a compra de 100 milhões de doses da vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica Pfizer e a empresa de biotecnologia BioNTech. A medida foi publicada em edição extra do "Diário Oficial da União".

Agora, com a liberação, a próxima etapa é a assinatura do contrato de compra entre o ministério e as empresas. O Brasil já havia comprado 100 milhões de doses da vacina da Pfizer, em distribuição no país.

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, com base em dados das secretarias estaduais de Saúde, 15,7% da população brasileira foi vacinada contra a Covid até as 20h16 desta quarta (5).

CPI da Covid

Ao prestar depoimento nesta quinta-feira à CPI da Covid, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o novo contrato com a Pfizer.

Integrantes da CPI têm cobrado o governo pelo atraso na aquisição de vacinas. Uma das linhas de investigação é justamente apurar se houve negligência por parte do governo Jair Bolsonaro na compra de imunizantes para a população.

"Em relação à Pfizer, foi feito um contrato de 100 milhões de doses da Pfizer, e nós conseguimos uma antecipação dessas doses, e estamos aqui – já adianto para vossa excelência – na iminência de fechar um novo acordo com a Pfizer de 100 milhões de doses, que já está só nas finalizações legais, então, o que seria um aporte adicional muito importante para o nosso programa de vacinação", disse Queiroga.

De acordo com o Ministério da Saúde, é expectativa é que os 100 milhões de doses da vacina comecem a chegar ao Brasil ainda neste ano.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023