Calendario IPVA 2024

Artesãos e agricultores familiares recebem ajuda de projeto contemplado com a Lei Aldir Blanc para visibilidade aos negócios

Por Redação em 06/05/2021 às 15:20:11
O laboratório de Comunicação e Cultura e o projeto Mãos do Paraíso ajudam microempreendedores a ter uma renda durante a pandemia da Covid-19. Laboratório foi criado para levar conhecimento e capacitação na área de comunicação visual

LabcomALente/Assessoria

Projetos de qualificação profissional e cultural contemplados com a Lei Aldir Blanc estão ajudando a gerar renda em meio à crise provocada pela pandemia da Covid-19, em Mato Grosso. Profissionais da área de comunicação ajudam artesãos e outros autônomos a terem mais visibilidade nos negócios.

O laboratório de Comunicação e Cultura foi criado em janeiro deste ano para levar conhecimento e capacitação na área de comunicação visual para moradores de distritos de Chapada dos Guimarães.

A coordenadora do Laboratório, Bruna Obadowski, explica que o projeto está sendo feito de forma híbrida devido à pandemia da Covid-19.

"É um projeto híbrido por conta da pandemia, então a gente acabou trabalhando em ambiente virtual que tem como premissa oportunizar o acesso aos jovens a capacitação e comunicação por meio de técnica e experimentações. Cada um deles tiveram que escolher um agente da comunidade, um pequeno empreendedor individual para fazer as capacitações e atender a comunidade fazendo a arte, criando e gerenciando as redes sociais, fazendo os cartões de visita e criando a parte de identidade visual desses agentes", afirma.

A prioridade foi atender os jovens de bairros periféricos de Chapada dos Guimarães

LabcomALente/Assessoria

O projeto conseguiu recursos da Lei Aldir Blanc e já formou a primeira turma que está ajudando na comunicação de microempreendedores locais.

A estudante Giovana Gabrielli faz parte do projeto e conta os motivos de ter escolhido a Horta Santa Edviges para ajudar.

"Eu escolhi falar sobre a Horta Santa Edviges porque a horta não é muito bem lembrada e a meu ver é um lugar que necessita de visão. Com tudo que eu estou aprendendo aqui, eu vou fazer as redes sociais, jornalismo, cartazes e posso estar publicando. Isso vai aumentar a visibilidade para a horta e pra comunidade chapadense", afirma.

Já o projeto Mãos do Paraíso, que também contou com recursos da Lei Aldir Blanc, leva qualificação para a moradoras do Distrito Paraíso do Leste, localizado no município de Poxoréu.

A coordenadora do projeto, Elizângela Acássio, conta que no município não há muitas oportunidades de emprego.

"O município de Poxoréu em si não tem muita fonte de emprego e Paraíso é um distrito distante 54 km da sede então não temos opções de renda. Além de ser um lugar muito tranquilo e muito bom de se viver, mas as pessoas precisam ter uma renda, uma forma econômica de sobreviver aqui", afirma.

O projeto ensina técnicas de tricô e artesanato com madeira. Em um futuro próximo, as peças feitas pelas mulheres do Distrito Paraíso do Leste devem ser exportadas para outros países. Ainda de acordo com a coordenadora, o artesanato produzido na comunidade é enviado para a Itália.

"Tem uma ONG com Centro Social que tem uma rede direta com a Itália através da Cartas do Brasil e lá a gente já tem certeza do mercado consumidor para esses trabalhos", afirma.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso deixou o ano de 2020 com a taxa de desemprego em 9,7%, a maior já registrada desde que a pesquisa começou a ser feita no ano de 2021.

E para essas pessoas que não tem nenhuma opção de renda, cursos de graça como esses ajudam até mesmo a empreender.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda é com essa visão que o governo está promovendo treinamentos durante o período de pandemia e criou um site para os artesãos

"Aproveitamos para criar um site para divulgar o trabalho desses artesãos, aproximar o comprador do vendedor, então através da informação e através das redes digitais a gente consegue grandes ganhos e consegue cada vez mais incorporar novos artesãos pelos treinamentos e capacitações que estão sendo feitas", afirma

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023