Calendario IPVA 2024

Justiça Federal manda PF arquivar inquĂ©rito que investiga lĂ­der indĂ­gena

Por Redação em 05/05/2021 às 19:48:51
Polícia Federal abriu inquérito em março para apurar 'campanha de calúnia e difamação' que, segundo a Funai, documentĂĄrio produzido por entidade indígena divulga. A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta quarta-feira (5) à Polícia Federal o arquivamento do inquérito que investiga a líder indígena Sonia Guajajara.

A líder indígena foi intimada, no último dia 27 pela PF a prestar depoimento no inquérito aberto em março para investigar as críticas ao governo federal no documentĂĄrio "MaracĂĄ", da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), da qual Sonia Guajajara é coordenadora.

PF intima líder indígena Sonia Guajajara para depor

Segundo a decisão do juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, as denúncias da Fundação Nacional do Índio (Funai) "não trazem quaisquer indícios, mínimos que fossem, de existência de abuso de exercício de direito ou de cometimento de qualquer espécie de crime, seja contra terceiros, seja contra a União".

As críticas foram divulgadas em oito episódios da série documental, lançada em 2020. Os vídeos, produzidos pela Apib denunciam violações de direitos dos povos indígenas durante a pandemia da Covid-19.

Para a Funai, a webserie é uma "campanha de calúnia e difamação" por suposta divulgação de informações falsas sobre o número de indígenas doentes e mortos, e aponta "possível cometimento de calúnia e difusão de fake news e estelionato". A Apib fala em "perseguição do governo".

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023