Calendario IPVA 2024

Após chuva destruir abrigo, venezuelanos são transferidos para a Vila Olímpica de Manaus

Por Redação em 03/05/2021 às 22:46:21
Eles devem permanecer em alojamento para atletas até que sejam transferidos para outros estados. Venezuelanos foram alojados na Vila Olímpica de Manaus na noite de segunda-feira (3).

Patrick Marques/G1 AM

89 venezuelanos foram abrigados na Vila Olímpica de Manaus, na noite desta segunda-feira (3). Eles ficaram sem moradia após a chuva que atingiu Manaus durante o dia destruir um abrigo destinado para imigrantes.

Segundo a secretária Estadual de Assistência Social (Seas), Alessandra Campelo, após o ocorrido, a secretaria se uniu com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência da ONU para Refugiados para buscarem soluções para apoio às famílias.

Durante a enxurrada, oito pessoas ficaram feridas e foram levadas a unidades de saúde da capital. Os imigrantes perderam documentos e pertences por conta da chuva.

Abrigo para imigrantes é destruído pela correnteza em Manaus

Eles entraram em contato com a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), responsável pela Vila Olímpica de Manaus, que cedeu o alojamento para atletas do local para abrigar as famílias.

“Essas pessoas vão ficar aqui na Vila Olímpica até que sejam transferidas para outros estados. Essas pessoas, a maioria delas, já tinham deslocamentos para outros estados e vão fazer isso no decorrer dos próximos 10 dias”, informou a secretária.

O diretor-presidente da FAAR, Jorge Oliveira, contou que a disponibilização do local foi possível, pois a Vila Olímpica não está abrigando atletas devido a pandemia da Covid-19.

“Nesse momento de calamidade, ninguém esperava essa chuva e ver as cenas que nós vimos. Nós prontamente nos colocamos a disposição e disponibilizamos para 92% das pessoas que tiveram esse impacto por causa da chuva para ficarem alojados em nossas instalações até que sejam transferidos para outro estado”, afirmou Oliveira.

Doações

A secretária da SES contou que muitas das famílias perderam roupas e pertences durante a chuva. Com isso, ela informou que doações estão sendo aceitas na sede da Vila Olímpica, como forma de ajudar os venezuelanos.

“Nós conseguimos já providenciar roupas de cama, roupas de banho, alimentos, mas muitas dessas pessoas perderam tudo que tinham, inclusive, para se deslocarem para outro estado. Então, as pessoas que quiserem doar, em bom estado de conservação ou novos, sapatos e roupas. Se as pessoas quiserem ajudar, eles estão aqui na Vila Olímpica, no alojamento de atletas aqui no Dom Pedro", informou.

Doações para ajudar famílias de venezuelanos que perderam moradia após chuva são aceitas na Vila Olímpica de Manaus.

Patrick Marques/G1 AM

Chuva destrói abrigo

A enxurrada causada pela chuva forte que atingiu a cidade de Manaus desde o inicio da manhã desta segunda-feira (3) destruiu o abrigo em que ficam, principalmente, imigrantes venezuelanos e haitianos.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Paulo Galeano, a força da água derrubou um muro e arrastou as tendas montadas no terreno, localizado na Avenida Torquato Tapajós.

Ainda segundo Galeano, muitas pessoas que vivem no local perderam todos os documentos e pertences. Equipamentos da administração do abrigo, como computadores, também foram perdidos.

Veja vídeos mais assistidos do G1 Amazonas nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023