Hospital Albert Schweitzer, na Zona Oeste do Rio, tem 77 leitos fechados

Por Redação em 03/05/2021 às 21:16:28
Na última sexta-feira (30), Prefeitura afirmou que, a partir de sábado (1°), os leitos começariam a ser reabertos. No entanto, desde sábado, mais 11 leitos foram fechados no hospital. Em resposta, a secretaria afirma que os leitos estão sendo reabertos gradativamente. Hospital Albert Schweitzer tem 77 leitos fechados

O Hospital Albert Schweitzer, na Zona Oeste do Rio, registrou nesta segunda-feira (3) 77 leitos bloqueados, segundo o Censo Hospitalar Público da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio, apesar de uma promessa da prefeitura de abrir mais vagas. Desde sábado (1°), 11 leitos foram fechados.

O hospital passou a ser administrado pela Organização Social (OS) Viva Rio na última sexta-feira (30) por causa do término do contrato com a OS Cruz Vermelha.

A prefeitura alegou que havia problemas na gestão da antiga OS. Na última sexta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou, em nota, que a partir do sábado, quando a nova organização assumisse a administração do hospital, os leitos começariam a ser reabertos gradativamente.

No entanto, nenhum leito foi reaberto ainda, como mostra o censo hospitalar. Pelo contrário, apenas nesta segunda (3), mais 10 leitos foram fechados: todos em enfermarias para pacientes não Covid.

Quando a OS Viva Rio assumiu a administração, eram 66 leitos bloqueados:

25 de UTI para pacientes com Covid;

18 de UTI adulto;

e 23 leitos de clínica médica, exclusivo para Covid.

Fechamento de leitos no Hospital Albert Schweitzer desde o dia 20 de abril

RJ2

No Estado do Rio, a fila de espera por leitos de UTI aumentou de domingo para esta segunda: são 129 doentes graves aguardando por um leito - um aumento de 59% em 24 horas.

A taxa de ocupação de leitos na rede SUS da capital, que no sábado era de 92%, está em 93% para UTI.

Segundo dados do Painel Covid da Prefeitura do Rio, 22 pacientes aguardavam por um leito na rede SUS da capital, às 16h desta segunda.

A SMS disse que os leitos do Hospital Municipal Albert Schweitzer estão sendo reabertos gradativamente, garantindo a segurança dos pacientes internados.

A OS Viva Rio afirmou que já fez comunicados aos funcionários do hospital na própria unidade e também pelo site da OS. Segundo a empresa, todos os profissionais que já atuam no local serão contratados pela instituição e também garantiu que salários e escalas de serviço serão mantidos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023