Filósofo Antonio Paim morre aos 94 anos

Por Redação em 01/05/2021 às 01:43:47
Causa da morte não foi divulgada. Ele vivia em uma casa de repouso para idosos no Jardim Bonfiglioli, em São Paulo. Antonio Paim

Reprodução / Academia Brasileira de Filosofia

O filósofo e historiador baiano Antonio Paim morreu nesta sexta-feira (30), aos 94 anos, informaram a Academia Brasileira de Filosofia, da qual foi fundador e presidente de honra, e o Instituto Liberal.

Paim é considerado um dos grandes expoentes do pensamento liberal brasileiro. Em 1985 venceu o Prêmio Jabuti, com o clássico “A história das ideias filosóficas no Brasil”.

A causa da morte não foi divulgada. Ele vivia em uma casa de repouso para idosos no Jardim Bonfiglioli, em São Paulo, às margens da Rodovia Raposo Tavares.

Antonio Paim

Reprodução / Instituto Liberal

Nascido em Jacobina, na Bahia, em 7 de abril de 1927, Paim cursou os estudos superiores em Filosofia na Universidade Lomonosov, na União Soviética, e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também atuou como professor. Lecionou ainda em programas de graduação e de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade Gama Filho, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Católica Portuguesa.

Paim foi um militante do Partido Comunista Brasileiro e estudioso do marxismo na Universidade Estatal de Moscovo. Posteriormente, porém, guinou para o liberalismo democrático, e passou a ser crítico do marxismo. A partir de então seus estudos se concentraram na história da política brasileira, no pensamento filosófico luso-brasileiro e no próprio liberalismo.

O filósofo é autor de centenas de artigos acadêmicos e de dezenas de livros, além de ter organizado a reedição dos trabalhos de diferentes autores brasileiros e prefaciado as obras de muitos deles. Entre os seus livros, estão "História das ideias filosóficas no Brasil", "Problemática do culturalismo", "A querela do estatismo", "O liberalismo contemporâneo", "Marxismo e descendência" e "História do liberalismo brasileiro".

Em entrevista ao jornal O Globo, em 2019, o filósofo falou sobre sua relação com Vélez Rodriguez, que foi ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro e de quem foi professor na década de 1970. “O Brasil é o único país do mundo, além da França, onde o comunismo parece que não acabou”, afirmou à época.

Nota da Academia Brasileira de Filosofia:

Antônio Paim (1927-2021)

A Academia Brasileira de Filosofia lamenta comunicar o falecimento do seu Presidente de Honra e Fundador, Antônio Ferreira Paim. Antônio Paim notabilizou-se pelos seus estudos em Filosofia, em História da Filosofia no Brasil e pela meditação sobre as questões maiores do pensamento brasileiro. Em sua vasta obra destaca-se a História das Ideias Filosóficas no Brasil. Um clássico ainda não superado. Foi merecedor do Prêmio Jabuti (1985) e do Prêmio Nacional do Livro de Estudos Brasileiros (1968). A Academia Brasileira de Filosofia solidariza-se com seus parentes e amigos.

Nota do Instituto Liberal:

O professor Antonio Paim, ícone da filosofia, das ciências sociais e, particularmente, do liberalismo brasileiro, faleceu hoje, deixando um imenso legado para todos que trabalham para estruturar a alternativa liberal em bases sólidas. O Instituto Liberal se solidariza com os entes queridos e os grandes discípulos formados pelo professor e considera seu dever tomar parte na preservação de sua memória e do significado de seu trabalho.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023