Ciclista promete pedalar 1 km por kg de alimento arrecadado à famílias carentes e atinge meta

Por Redação em 15/04/2021 às 11:45:02
Até o momento, foram mais de uma tonelada de alimentos arrecadados, que estão sendo divididos entre instituições beneficentes da Baixada Santista, no litoral paulista. Rafael Augusto iniciou campanha para arrecadar alimentos na Baixada Santista, SP

Reprodução/Instagram

Um personal trainer de 36 anos lançou o desafio pessoal de pedalar mil metros a cada quilo de alimento doado à famílias que estão em situação de vulnerabilidade durante a pandemia na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Agora, após mobilizar muita gente, ele precisa cumprir a promessa e pedalar 600 quilômetros de uma vez.

Rafael Augusto Oliveira contou ao G1, nesta quinta-feira (15) ,que a ideia de lançar uma campanha surgiu há três semanas. "Eu achava que a gente sequer atingiria a marca de 100 km", conta. A surpresa veio quando a ação passou a receber muitas interações na internet.

Apesar de meta ter sido alcançada, personal promete lançar outro desafio para continuar com a campanha

Arquivo pessoal/Rafael Augusto

Antes do desafio, o personal diz que já fazia pequenas ações com seus alunos. "Normalmente, eu arrecado com meus alunos para doar em datas festivas. Só que dessa vez, como a necessidade de todos está grande demais, pensei em publicar nas minhas redes sociais para ver o que acontecia", diz.

As doações foram feitas, em maioria, por desconhecidos. "Muita gente que só viu o post na internet e entrou em contato", conta Rafael. Os postos de arrecadação são, em grande parte, residências de outros ciclistas que estão ajudando (veja lista ao final da matéria).

Meta alcançada

Até a última contagem, mais de uma tonelada em alimentos já tinham sido arrecadados, entre itens soltos e cestas básicas. A campanha de arrecadação continua, mas Rafael conta que fixou a meta de 600 km a serem pedalados.

Ele diz que está se preparando fisicamente para 'pagar' o desafio nos próximos dias, em um percurso que deve passar por toda a Baixada Santista. "A meta é minha, mas o percurso é aberto a todo mundo e alguns amigos querem estar comigo nos 600 km", conta. Ele disse, ainda, que será feito de uma vez só, com pausas apenas para comer e dormir, com previsão de dois dias de duração.

Campanha ganhou repercussão acima do esperado por ele inicialmente, conseguindo arrecadar uma tonelada de alimentos

Arquivo pessoal/Rafael Augusto

Ele irá divulgar o caminho que será feito nas redes sociais e convida a todos que participaram da campanha para estarem juntos com ele. "Se quiserem fazer cem metros, duzentos, um quilômetro, tudo bem. A energia boa dessas pessoas nos dará motivação para continuar".

"Cada giro que o pedal der, eu vou estar sendo empurrado por cada pessoa que doou e cada sorriso que transformamos", disse o personal.

Onde doar

Parte dos alimentos arrecadados já foram distribuídos entre duas entidades beneficentes da região, segundo o personal contou ao G1. A primeira a receber foi a sede de São Vicente da Central Única das Favelas (CUFA), que atende às pessoas em vulnerabilidade social nas comunidades da região.

A segunda foi a Casa da Vó Benedita, em Santos. A instituição abriga crianças e adolescentes vítimas de situação de abandono ou de maus tratos. Agora, o objetivo do personal trainer é entregar alimentos para os moradores da comunidade do Morro da Vila Progresso, também em Santos.

Veja abaixo os postos de arrecadação da campanha:

Avenida General Francisco Glicério, 121, Gonzaga, Santos

Rua Carlos de Campos, 18, Ponta da Praia, Santos

Av. Dr. Washington Luiz, 87, Vila Mathias, Santos

Rua Santos, 176, Pitangueiras, Guarujá

Avenida Nossa Senhora da Lapa, 1.340, Vila Nova, Cubatão

Rua Frei Gaspar, 280, Centro, São Vicente

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023