Calendario IPVA 2024

Vacinação contra H1N1 começa em Várzea Grande (MT) para grupos prioritários

Por Redação em 13/04/2021 às 13:10:28
Nesta primeira etapa, de 13 de abril a 10 de maio, serão vacinadas crianças entre 6 meses até as que não completaram 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 40 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde A vacina protege contra as influenzas A (H1N1), A (H3N2) e B, mas não contra o novo coronavírus

Andrea Rego Barros/Prefeitura do Recife

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) começa nesta terça-feira (13) em Várzea Grande para os grupos prioritários. A campanha segue até o dia 9 de julho. Serão três etapas, conforme orientações e critérios do Ministério da Saúde, que já especificou quem deve vacinar em cada uma delas.

No município, a vacinação ocorrerá em 12 Unidades Básicas de Saúde, das 7h30 às 17h.

Essas são justamente as unidades que não atendem casos de Covid-19. O objetivo é dar maior segurança às pessoas que serão vacinadas, pois as demais unidades estão envolvidas com as ações de diagnóstico e tratamento dos casos leves de Covid-19.

As Unidades Básicas que vão funcionar como pontos de vacinação da H1N1 estão localizadas nos bairros:

Vila Arthur;

São Mateus

Santa Isabel

Construmat

Cohab Cristo Rei

Policlínica do Cristo Rei

Aurília Curvo

Manga

Unipark

Nossa Senhora da Guia

Jardim Manaíra

Jardim Marajoara.

Nesta primeira etapa, que vai de 13 de abril a 10 de maio, serão vacinadas crianças entre 6 meses até as que não completaram 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 40 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina, alerta os pais para que levem seus filhos para se vacinar, o que evita agravamento de doenças respiratórias.

A segunda etapa ocorrerá entre os dias 11 de maio e 8 de junho, quando serão vacinados idosos de 60 anos acima e professores.

O Ministério da Saúde não indica a aplicação da vacina da gripe ao mesmo tempo que a da Covid-19. A recomendação é para que as pessoas do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias.

A terceira etapa será entre 9 de junho e 9 de julho, tendo como público alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Outra recomendação, aponta Relva Cristina, é que pessoas com quadro que sugere infecção por Covid-19 devem adiar a vacinação contra a influenza H1N1.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023