Calendario IPVA 2024

'Chamei minha mãe, porque a parede ia cair', relembra moradora sobre desabamento durante chuva em Salvador

Por Redação em 12/04/2021 às 17:39:12
Adilce dos Santos estava na casa onde mora com a mãe, no Largo do Tanque, quando o imóvel começou a cair. Oito das 11 sirenes instaladas em comunidades, da capital baiana tiveram que ser acionadas. Final de semana marcado por chuvas deixa desabrigados em Salvador e região

"Chamei minha mãe para ela poder levantar, porque a parede ia cair". Relembra Adilce dos Santos, a dona de casa que teve prejuízos estruturais no imóvel onde mora, no bairro Largo do Tanque, após as chuvas que atingiram Salvador de quinta-feira (8) até sábado (10).

Defesa Civil de Salvador registra mais de 100 ocorrências nesta segunda-feira

Bairros de Salvador tiveram em 24h mais da metade do volume de chuva previsto para todo o mês de abril

Adilce ainda detalhou sobre o desabamento parcial da casa onde mora com a mãe. As duas conseguiram deixam o imóvel e não tiveram ferimentos.

"Começou a cair barro da parede, porque rachou e começou a ceder em cima da cama. Eu levantei e ouvi outro baque mais forte, quando vim na sala já tinha caído outro pedaço maior", relembra.

Quem também sofreu com as chuvas foi a auxiliar de serviços gerais, Jaciara dos Santos Silva Borges. Segundo ela, a casa em que morava teve perda total.

"Minha casa está em área de risco. O engenheiro disse que ela deu perda total. Hoje a gente foi ver uma casa para alugar, mas o auxílio é de R$ 300, mas a casa só achei de R$ 400. Mesmo assim vou alugar, porque não posso voltar para lá", disse.

A dona de casa Marta Clariana dos Santos é outra moradora de Salvador que relatou momentos vividos durante as fortes chuvas que caíram na capital baiana.

"A casa estava toda alagada e a laje já vinha caindo alguns pedaços. A partir de agora é levantar a cabeça e recomeçar", relatou.

A chuva forte começou a atingir Salvador na última quinta-feira (8) e causou diversos estragos na capital baiana. Alagamentos de ruas e casas, queda de árvores e grandes poças de água nas principais avenidas da cidade. Moradores do Bairro da Paz precisaram ser retirados de casa em barcos e com ajuda do Corpo de Bombeiros.

O mau tempo continuou na sexta e no final de semana. Na manhã de sábado (10), parte de uma casa desabou no bairro do Largo do Tanque. Uma idosa que mora local foi retirada por moradores da área e foi acolhida na casa de um dos vizinhos.

Sirenes

Por causa do período chuvoso na capital baiana, oito das 11 sirenes do Sistema de Alerta instalados em comunidades tiveram que ser acionadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).

As sirenes integram o Sistema de Alerta e Alarme da Codesal, que é acionado quando o acumulado de chuvas atinge 150mm em 72h. O objetivo é alertar aos moradores e evacuar famílias por causa do risco de deslizamento de terra.

Inicialmente, a sirene emite um sinal sonoro e, em seguida, uma mensagem explicando que há risco de deslizamentos na área, alertando aos moradores que se dirijam para locais seguros e pontos de apoios.

De acordo com dados do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, em alguns pontos da cidade choveu, em três dias quase 300mm, mais do que era esperado pra todo mês de abril.

Confira mais notícias do estado em G1 Bahia.

Famílias desabrigadas relatam momentos de terror durante chuva em Salvador

Reprodução/TV Bahia

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia

"

Ouça 'Eu te Explico'

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023