Calendario IPVA 2024

Fase vermelha em Ribeirão Preto: como ficam as aulas nas escolas públicas e particulares

Por Redação em 12/04/2021 às 07:08:28
Fim da fase emergencial permite retomada de atividades presenciais desde que com autorização das prefeituras. Veja o funcionamento das unidades nas redes estadual, municipal e privada a partir de segunda-feira (12). Sala de aula em escola municipal de Ribeirão Preto, SP

Reprodução/EPTV

A volta da fase vermelha em todo o estado de São Paulo no combate à pandemia da Covid-19 muda as regras para o funcionamento das escolas em Ribeirão Preto (SP) a partir desta segunda-feira (12).

Com o fim da fase emergencial, é permitido o retorno das atividades presenciais nas escolas das redes pública e privada, desde que autorizado pelas prefeituras.

Veja como ficam Ribeirão, Franca e Barretos após governo anunciar fase vermelha

Veja como fica a situação das redes estadual, municipal e particular nessas cidades:

Rede municipal

A expectativa é de que as aulas presenciais não voltem antes do dia 10 de maio. Até a data, as atividades remotas serão mantidas. Isso porque, além de uma decisão da Justiça do Trabalho impedir a retomada desse modelo em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal de Educação espera vacinar boa parte dos professores e trabalhadores da educação acima de 47 anos.

Rede estadual

O funcionamento das atividades deve seguir o cronograma do estado e a retomada do ensino presencial está prevista para 14 de abril. Entre esta segunda-feira e terça-feira (13), as unidades devem reabrir para orientação de pais e alunos.

Rede particular

As escolas particulares de Ribeirão Preto já voltaram às aulas presenciais desde a última segunda-feira (5), com 35% de ocupação e protocolos sanitários, segundo João Alberto Velloso, diretor regional do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.

Fase vermelha

As regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos deixaram a fase emergencial do Plano São Paulo, que vigorou entre 15 de março e 11 de abril, e avançaram à fase vermelha a partir desta segunda-feira, segundo anúncio feito pelo governo estadual na sexta-feira (9).

As novas regras de enfrentamento à pandemia para todo o estado valem até domingo (18).

Apesar da mudança, a fase vermelha ficou mais restritiva, passando a funcionar com regras já previstas na emergencial.

Serão mantidos o toque de recolher, das 20h às 5h, a proibição de atendimento presencial nos serviços considerados não essenciais, a obrigatoriedade de teletrabalho para áreas administrativas e a recomendação de escalonamento na entrada e na saída de trabalhadores da indústria, do comércio e de serviços.

A realização de cultos e missas nas igrejas continua suspensa, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O governo autorizou a retirada de produtos e alimentos na porta de lojas, shoppings, bares e restaurantes (take away). O atendimento presencial em lojas e depósitos de material de construção foi liberado.

A volta das competições esportivas profissionais, como os jogos do Campeonato Paulista, também foi autorizada.

Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023