Calendario IPVA 2024

Governo suspende vacinação de policiais em Cuiabá e alega que município não entregou vacinas; prefeitura diz que não recebeu doses

Por Redação em 08/04/2021 às 16:03:04
Conforme o plano do governo, 800 profissionais da segurança pública seriam vacinados nesta quinta-feira, e outros 800 nessa sexta-feira (9). Vacinação dos profissionais da segurança foi suspensa em Cuiabá

Mary Altaffer/AP

A vacinação dos profissionais da segurança em Cuiabá, prevista para começar nesta quinta-feira (8), foi suspensa. O governo afirma que a prefeitura descumpriu o acordo feito com o estado e não entregou as doses para aplicação. Já a prefeitura diz que não recebeu doses destinadas a esse grupo e que, por isso, não fez a reserva.

Conforme o plano do governo, 800 profissionais da segurança pública seriam vacinados nesta quinta-feira, e outros 800 nessa sexta-feira (9).

Uma resolução emitida pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB), nesta quinta-feira (8), autoriza a destinação de parte das vacinas entregues para imunizar os profissionais de segurança pública. No total, 3,2 mil doses serão destinadas para os agentes em todo o estado.

No entanto, a prefeitura diz que até então foi orientada pela CIB para que as 22.515 doses recebidas no último dia 5 fossem usadas da seguinte forma:

2.575 doses de Astrazeneca, voltadas para segunda dose de trabalhadores da saúde

19.940 doses da Coronavac, sendo 17.970 doses para segunda aplicação de trabalhadores da saúde e de idosos e 1.970 doses para primeira aplicação de idosos de 65 a 69 anos

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) sugeriu ao município que retirasse dessas doses uma parte para iniciar a vacinação dos membros das forças de segurança, o que foi negado, diante da responsabilização legal que pode advir disso. Neste caso, a responsabilidade pela vacinação é da Secretaria Estadual de Saúde", diz a prefeitura, em nota.

Em contrapartida, o governo afirma que houve um acordo entre o estado e o município de que as doses seriam entregues.

"A prefeitura capacitou os profissionais de segurança formados na área da saúde para fazer a aplicação. Os profissionais se cadastraram no site da prefeitura para agendar a vacinação na quarta-feira (7). Tudo foi feito e acordado para dar início hoje", diz o governo, em nota.

Por meio da assessoria, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, informou que, apesar da suspensão nesta quinta-feira, o início da vacinação de todos os 1,6 mil agentes das forças de segurança de Cuiabá deve acontecer nesta sexta-feira (9), a partir das 9 horas, no Senai, na Avenida XV de Novembro.

A vacinação da categoria nos outros 140 municípios do estado segue normalmente.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023