Calendario IPVA 2024

Cidades históricas de Minas adaptam celebrações da Semana Santa por causa da pandemia

Por Redação em 03/04/2021 às 21:56:24
Moradores de cidades como Ouro Preto e Sabará se uniram para manter viva a tradição prestando homenagens silenciosas, respeitando as medidas contra a Covid. Cidades históricas de MG se adaptam para manter tradições na Semana santa

Por causa da pandemia, as celebrações da Semana Santa nas cidades históricas de Minas tiveram se adaptar.

A histórica Ouro Preto, acostumada a receber milhares de visitantes nas celebrações da Páscoa, pelo segundo ano seguido ficou vazia neste Sábado de Aleluia. O vazio na praça principal, onde ficam igrejas e museus, atendeu ao pedido da prefeitura.

"Durante a Semana Santa, a cidade poderia estar tranquilamente com cerca de quase 20 mil visitantes circulando pela cidade", diz o secretário de Turismo, Ind, e Comércio de Ouro Peto, Rodrigo Camara.

Mas a cidade se vestiu para celebrar, mesmo em silêncio. O manto roxo na cruz erguida no meio da praça, que representa o luto, foi trocado neste sábado (3) pelo branco, simbolizando esperança.

Os moradores também enfeitaram as sacadas. Os anjos, em um dos prédios históricos, estão com os trajes usados na procissão de domingo, que este ano não vai acontecer. Uma exposição com a história da procissão foi montada para ser vista de forma virtual, pelas redes sociais.

Outra tradição está acontecendo de forma diferente em Ouro Preto os enormes tapetes de serragem sobre as ruas de pedra, normalmente feitos por moradores e turistas durante a noite de sábado e madrugada do domingo de Páscoa, estão sendo elaborados, pela primeira vez, durante o dia. E com prazo para terminar. Antes de 5 da tarde, obedecendo o toque de recolher da cidade que tem regras de proteção contra a Covid.

São tapetes menores em 2021. Famílias, que já convivem juntas, se mobilizaram. Mantendo o distanciamento, com máscaras e luvas. A cidade ficou ainda mais quieta depois do toque de recolher. No domingo (4), as igrejas continuarão fechadas e as missas serão transmitidas pela internet.

Outras cidades históricas também celebraram a Semana Santa respeitando as medidas contra a Covid. Em Sabará não teve procissão. O padre passou de porta em porta abençoando os moradores.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023