Calendario IPVA 2024

Após um mês com estado no vermelho, SC tem uma região fora do risco gravíssimo para a Covid-19

Por Redação em 03/04/2021 às 12:56:00
As outras 15 regiões permanecem em vermelho, o que representa o pior nível de atenção na pandemia. Matriz de Risco em 3 de abril de 2021

SES/Divulgação

Depois de cinco semanas com todas as cidades do Estado em risco gravíssimo para o coronavírus, Santa Catarina tem uma região em nível grave: Xanxerê, no Oeste. A mudança foi divulgada na manhã deste sábado (5) pela Secretaria de Estada da Saúde (SES). As outras 15 regiões permanecem em vermelho, o que representa o pior nível de atenção na pandemia.

Na noite de sexta-feira (3), o Estado atingiu 11.125 mil mortes pela Covid-19. No total, desde o início da pandemia mais de 813 mil pessoas foram infectadas. Os hospitais estão cheios e há 252 pessoas na fila de espera por UTI-Covid. (veja os número no vídeo abaixo)

SC tem mais de 813 mil casos confirmados de Covid-19

Decreto

Este é o terceiro fim de semana de vigência do decreto estadual que tenta frear o contágio do vírus. Praias, parques e praças só podem ser usados para exercício físico individual. Comércio e outros serviços têm horários escalonados para evitar aglomerações. Desde de 23 de março, quem não usa máscara também pode ser multado no valor de R$ 500.

Comerciante é morto a tiros após discussão por uso de máscara e medidas de distanciamento em SC

Matriz de Risco

Segundo a cientista de dados Bianca Vieira, a melhora se deve pela baixa dos indicadores nos índices de transmissibilidade, do evento sentinela e, principalmente, do monitoramento dos casos, que voltou à cor amarela (nível alto), caindo duas posições na região.

“Nenhuma região apresentou nota máxima pela primeira vez em bastante tempo, o que é um resultado positivo, mesmo que a capacidade de atenção permaneça em nível gravíssimo em todas as regiões, disse.

Entenda as dimensões do mapa

Segundo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), houve mudanças nas notas das regiões referente às quatro dimensões que atualizam a situação do coronavírus. O resultado dos pontos faz com que as regiões mudem de cor no mapa.

Matriz de risco em 3 de abril de 2021

SES/Divulgação

Veja o significado das dimensões:

Evento sentinela: As regiões ainda registram alta ocorrência de óbitos, mas o Rt tem diminuído e aponta para uma tendência de baixa nesta onda.

Transmissibilidade: Todas as regiões do estado estão classificadas com risco Grave para o

aumento de casos de COVID-19. Nenhuma em risco Gravíssimo.

Monitoramento: O percentual de positividade dos exames processados está acima de 30% na maior parte do estado.

Ocupação de leitos: Todas as regiões estão classificadas em nível Gravíssimo, ou seja, encontram-se em alerta máximo para a ocupação de leitos de UTI reservado Covid-19.

VÍDEOS: Veja as reportagens mais assistidas da NSC TV no G1

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023