Calendario IPVA 2024

Rito do lava-pés vira homenagem a quem trabalha durante pandemia em igreja de São José

Por Redação em 09/04/2020 às 23:26:20

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na região sul, preparou programação sem a presença dos fiéis na Semana Santa; missas são transmitidas pelas redes sociais. Motoboys foram homenageados em rito do lava-pés em São José dos Campos

Reprodução/ Facebook

O tradicional rito católico do lava-pés foi realizado de forma diferente nesta quinta-feira (9) na igreja Nossa Senhora de Lourdes, na região sul de São José dos Campos. Não houve a presença dos fiéis, nem a lavagem dos pés.

Devido às orientações para que as pessoas fiquem em casa neste momento de pandemia, o pároco responsável pela igreja optou por homenagear os profissionais que precisam trabalhar durante a quarentena. Simbolizados em bancos, os homenageados receberam a bênção um por um.

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos

Saiba tudo sobre o novo Coronavírus

Veja as principais notícias sobre o coronavírus na região

"É uma Semana Santa diferente. Começamos com a procissão do Domingo de Ramos com as pessoas em suas casas. Nós passamos de carro e com a bênção para toda comunidade. No lava-pés a ideia foi homenagear os profissionais da saúde, as autoridades, os bombeiros, os motoboys, os caminhoneiros, enfim, todos os profissionais que precisam trabalhar neste momento de pandemia. Foi como se estivéssemos lavando os pés deles", explica o padre Everaldo Germano.

Rito do lava-pés, mas sem pés. Missa foi transmitida pelo Facebook para os fiéis

Reprodução/ Facebook

Na região sul de São José a programação envolve a paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Parque Industrial, além de outras cinco capelas: as igrejas São Lucas, São Luiz Gonzaga, Santa Terezinha, São Francisco e São Cristóvão, localizadas entre os bairros 31 de Março, Vale do Sol, Palmeiras São José, Jardim Petrópolis e Chácaras Reunidas.

Na Sexta-feira Santa, também com a igreja vazia, o pedido é para que os católicos da região se reúnam em suas casas, com suas famílias, tendo uma cruz com tecido vermelho para orar. No Domingo de Páscoa o padre sai de novo de carro pelo bairro. Ele pede para que os moradores coloquem um tecido branco em frente ao portão ou sacada, em gesto que relembra a ressurreição de Cristo.

Padre Everaldo durante o Domingo de Ramos, na região sul de São José dos Campos

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Inspiração

Germano explica ainda que a inspiração para criar a programação da Semana Santa está no Papa Francisco e em todas as atitudes que ele vem tomando neste momento.

"Jamais imaginei viver algo assim. É muito difícil. Mas, como diz nosso Papa, a igreja é a saída. Então os padres estão indo até o povo. E está sendo emocionante. Vamos levar Jesus eucarístico pelas ruas. Assim será a nossa Páscoa. Abençoando os fiéis com cada fiel em sua casa e se cuidando. Precisamos nos cuidar. Precisamos ficar em casa. E precisamos de muita oração", afirmou.

Nas redes sociais é possível acompanhar as missas e os momentos de celebração ao vivo.

A homenagem na missa de lava-pés na igreja Nossa Senhora de Lourdes

Reprodução/ Facebook

No Domingo de Ramos, féis receberam a bênção de dentro de suas casas na região sul

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023