Calendario IPVA 2024

Demanda por chamadas de vídeo continua aumentando, dizem Microsoft, Wickr e Zoom

Por Redação em 09/04/2020 às 16:24:17

Microsoft também disse que proporção ligações usando vídeo mais que dobrou. Zoom, por sua vez, tem sido alvo de críticas por questões de segurança e privacidade. Sede da Microsoft em Redmond, Washington

Ted S. Warren/AP Photo/Arquivo

A Microsoft disse nesta quinta-feira (9) que chamadas de vídeo e o uso educacional de seu software de produtividade para equipes aumentaram nas últimas semanas, à medida que os funcionários trabalham remotamente e algumas escolas norte-americanas cancelam aulas presenciais pelo resto do ano acadêmico.

A Microsoft afirmou que as videoconferências, que competem com aplicativos como os da Slack Technologies e da Zoom Video Communications, aumentaram 1.000% no mês de março, mas sem detalhar um número absoluto. A empresa disse que a proporção de reuniões e ligações que incluíram vídeo mais que dobrou, passando de 21% para 43% em março.

Como fazer ligações em vídeo para várias pessoas ao mesmo tempo

Por que o Zoom é alvo de desconfiança e quais são as alternativas para videoconferência?

Jared Spataro, vice-presidente corporativo do Microsoft 365, disse que os dados da Microsoft mostram o uso de vídeo intercalado ao longo do dia de trabalho.

"Veremos surtos em videoconferência de equipes, mas depois veremos as pessoas ficarem offline e fazerem um monte de trabalho em bate-papo e documentos, e então elas voltarão", disse ele.

A Microsoft também disse que 183 mil organizações educacionais, cada uma das quais pode incluir várias escolas, em 175 países estavam agora usando seu Teams para educação, embora não tenha apresentado uma linha de base anterior.

Os minutos totais gastos em reuniões por todos os usuários do Teams atingiram 2,7 bilhões em 31 de março, informou a Microsoft, triplicando os 900 milhões de minutos em 19 de março.

Com bilhões de pessoas em todo o mundo sob medidas de confinamento para diminuir a disseminação do coronavírus, o trabalho remoto e as ferramentas de aprendizado tiveram um crescimento rápido.

Outras ferramentas

Plataforma de videoconferência Zoom é alvo de questionamentos após 'bombar' com início do período de isolamento pelo coronavírus

Divulgação

No serviço de mensagens de criptografia de ponta a ponta Wickr, por exemplo, que oferece chamadas de vídeo totalmente criptografadas com até 50 participantes, as vendas das empresas mais que dobraram a cada semana durante um mês, disse o presidente-executivo, Joel Wallenstrom.

O Wickr normalmente atende a executivos ou equipes de segurança de uma grande empresa que desejam que sua criptografia discuta segredos financeiros ou governamentais.

"Tínhamos um cliente com 150 usuários principais", disse Wallenstrom. "Mas como não havia muito o que fazer fora do escritório, eles foram para 80.000 em duas semanas".

O Slack disse no mês passado que os usuários conectados simultaneamente aumentaram para 12,5 milhões em 25 de março, dos 10 milhões em 10 de março.

Os participantes de reuniões por dia do Zoom aumentaram para mais de 200 milhões em março, ante um total máximo anterior de 10 milhões. Nenhum dos números é diretamente comparável entre si ou com os da Microsoft.

Mas a ascensão de Zoom provocou uma reação global a questões de segurança e privacidade, com o Google, da Alphabet, proibindo esta semana o uso de seu aplicativo para desktop por funcionários e por um distrito escolar da Califórnia suspendendo o uso de Zoom depois que um intruso se expôs e gritou insultos raciais durante uma videoconferência de alunos do ensino médio.

No Brasil, a Anvisa anunciou que iria parar de usar o aplicativo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023