Calendario IPVA 2024

Coronavírus: Boletim da SES-MG desta quinta aponta cinco novos casos na região Centro-Oeste

Por Redação em 09/04/2020 às 14:23:22

Pará de Minas tem primeiro caso e Divinópolis tem três novas confirmações. Caso contabilizado em Formiga, segundo a Prefeitura, é de um paciente de Itapecerica que fez exame no município. Funcionários do Hospital de Acari fizeram testes rápidos para saber se tinham coronavírus

Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) desta quinta-feira (9), apontou o primeiro caso confirmado de coronavírus em Pará de Minas e outros três em Divinópolis que contabiliza 19 pacientes com o coronavírus.

Ainda segundo o boletim, há um registro confirmado do vírus em Formiga. No entanto, a Prefeitura negou o caso e disse que o paciente é morador de Itapecerica, mas teve o exame feito por um laboratório de Formiga.

É a segunda vez nesta semana que Formiga aparece no boletim do Estado, com uma confirmação que segundo a Prefeitura, não é de morador da cidade. O primeiro caso foi de um morador de Piumhi que teve o teste feito pelo laboratório de Formiga e o caso foi contabilizado para a cidade.

Nas outras cidades da região os números de confirmações seguem sem alteração. Ao todo, são 39 casos positivos para a Covid-19 no Centro-Oeste de Minas.

No Estado são 655 casos confirmados de Covid-19 e 56.807 notificações suspeitas ainda em investigação. Dos confirmados, 262 foram em pessoas do sexo feminino e 338 do masculino.

O número de mortes pela doença subiu para 15, sendo os óbitos registrados em Belo Horizonte (6), Mariana (1), Paraisópolis (1), Uberlândia (2), Ouro Fino (1), Montes Claros (1), Pouso Alegre (1) e Varginha (1) e Juiz de Fora (1).

A Prefeitura de Divinópolis divulgou nesta quinta o registro de duas mortes confirmadas de coronavírus na cidade. Contudo, os registros não constam no boletim da SES. As vítimas são uma médica de 47 anos é uma idosa de 81 anos que estava internada na cidade, mas é natural de Nova Serrana.

No Centro-Oeste algumas das mortes registras como suspeitas foram descartadas:

Na segunda-feira (30), o Hospital São João de Deus, em Divinópolis, divulgou que a causa da morte de uma mulher de 31 anos, cuja a suspeita era por coronavírus, foi descartada após exames feitos pelo próprio Hospital.

Na terça-feira (31), a assessoria da Prefeitura de Bom Despacho divulgou que deu negativo para coronavírus o resultado do exame de um homem que morreu semana passada na Santa Casa da cidade. Uma morte suspeita ainda é investigada em Itaúna. O óbito foi divulgado há quase duas semanas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Casos confirmados de Covid-19 na região

Casos suspeitos

No dia 28 de março, a SES-MG divulgou que os informes com o número detalhado de casos suspeitos de coronavírus por regiões do Estado foram suspensos.

Segundo a pasta, a plataforma do Estado passa por atualização. Contudo, os casos voltaram a ser divulgados dois dias, em uma área diferente no boletim criada especificamente para divulgar a distribuição dos registros de Covid-19 em Minas Gerais.

Também segundo a SES-MG, desde o dia 27 de março os casos suspeitos de Covid-19 passaram a ser notificações no E-SUS VE, novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o processo de transição e a instabilidade do novo sistema, ainda não é possível extrair um relatório completo, que detalhe o número de casos por município.

Entretanto, desde sexta-feira (3), a explicação sobre os casos por município não consta na plataforma criada pela SES-MG. Os números foram atualizados nesta terça, às 12h. O Estado ressalta que os dados são parciais e podem ser alterados.

Cidades da região com casos de coronavírus

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença

Foto: Infografia/G1

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023