Calendario IPVA 2024

Contratação de mulheres em cargos de liderança cresceu 20% em 2020, mostra Page Executive

Por Redação em 07/03/2021 às 13:30:59

CoWomen/Unsplash

As mulheres estão conseguindo ocupar mais espaço em cargos de liderança. É o que mostra a Page Executive, unidade de negócio do PageGroup especializada em recrutamento e seleção de executivos para alta direção (o chamado "C-Level").

De acordo com a consultoria, a presença feminina nesses postos cresceu 20% em 2020, saltando de 30% em 2019 para 37% no ano passado.

A maior presença das mulheres em assentos de posições estratégicas é reflexo de um crescente aumento da participação feminina em processos seletivos.

Ainda de acordo com a Page Executive, a presença das mulheres em seus processos seletivos passou de 50% em 2019 para 70% em 2020.

A consultoria também procurou identificar quais segmentos em que há maior participação de mulheres. Foi detectado que os setores de Varejo, Farmacêutica, Cosméticos e de Bens de Consumo contam com mais mulheres em cargos de alta direção.

Já os segmentos Agro e Indústrias de Base e de Bens de Capital ainda não contam com expressiva atuação feminina.

Quanto às áreas, a Page Executive apontou que há maior presença de mulheres em RH, Marketing e Comercial. Com participação feminina menos intensa, aparecem Operações e Financeira.

"Esse aumento expressivo da presença de mulheres em cargos de liderança mostra que o mercado está cada vez mais engajado em deixar essa balança mais equilibrada", diz Fernanda Amorim, diretora da Page Executive.

A Page Executive entrevistou cerca de 2 mil executivos no ano passado em seus processos de seleção, todos candidatos a cargos de direção, presidência e conselho. Eles atuam em empresas de pequeno, médio e grande porte em todo o Brasil e de diversos setores.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023