Calendario IPVA 2024

Direito à saúde no Dia Internacional da Mulher

Por Redação em 05/03/2021 às 18:46:06

No entanto, ainda foram necessárias quase sete décadas até que fosse oficialmente instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1975. A partir de então a data de 8 de março passou a ser celebrada por mais de 100 países como um marco na luta das mulheres pela igualdade de direitos.

Embora esta igualdade ainda esteja longe de sua plenitude, outros temas foram incorporados na celebração do Dia Internacional da Mulher. Um dos mais lembrados e debatidos todos os anos diz respeito à saúde da mulher.

É por esse motivo que o Ministério da Saúde vem reforçando, a cada ano, a importância das políticas públicas na promoção da saúde da mulher em todos os seus ciclos de vida.

A partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher são ofertadas ações educativas reforçando a importância da prevenção em todas as faixas etárias. São desenvolvidas estratégias de planejamento reprodutivo, que vai do pré-natal, passa pelo parto até ao puerpério. E dentro da promoção da saúde são incentivados hábitos saudáveis como a alimentação mais natural e a prática de atividades físicas.

No entanto, é preciso enfatizar que a saúde da mulher não está restrita apenas a sua fase reprodutiva. A prevenção de determinados tipos de câncer, como o de útero e de mama deve ter tanta ênfase quanto às questões ligadas à reprodução.

Além disso, é preciso enfatizar que as mulheres costumam apresentar índices altos de problemas crônicos como diabetes e obesidade. Dessa forma, a prevenção surge como grande aliada na promoção da saúde da mulher. Como se sabe, a manutenção de hábitos saudáveis de vida reduz o risco para diversos tipos de câncer, além de contribuir para a redução de incidência de doenças crônicas.

Hábitos e práticas adequadas podem auxiliar as mulheres na manutenção da sua saúde, proporcionando uma vida feliz e plena:

- Prevenção: não se esqueça dos exames periódicos

Um acompanhamento ginecológico é muito importante para a avaliação dos fatores de risco e a realização de exames preventivos como o papanicolau e a mamografia.

- Higiene íntima

Os cuidados com a região íntima são muito importantes para evitar infecções próprias do organismo feminino, como a candidíase, HPV, cistite, entre outras.

- Alimentação saudável

Recomendável para todo e em qualquer idade, no caso específico das mulheres, como existe uma maior tendência de acumular gordura corporal, as principais observações dizem respeito ao consumo consciente de produtos como açúcar, sal e gordura saturada. Também é preciso se atentar para um consumo adequado de líquidos.

- Sedentarismo

Está mais do que provado que a atividade física é excelente aliada da saúde. Pode contribuir para combater a osteoporose, o sobrepeso, as altas taxas de colesterol e de glicemia. Além disso, a prática de atividade física contribui muito para o fortalecimento do sistema imunológico e para o alívio do estresse.

- Tabaco e álcool

As duas substâncias podem ser nocivas ao corpo e se tornam ainda mais maléficas quando consumidas conjuntamente. E como se sabe, as mulheres são mais suscetíveis que os homens aos efeitos nocivos do álcool e do cigarro. A dica é abandonar o cigarro totalmente e consumir álcool com moderação.

- Combate ao estresse

É mais do que sabido que as mulheres estão cada vez mais sobrecarregadas pela jornada dupla derivada da necessidade de aliar a carreira profissional com os afazeres domésticos. Situações de ansiedade, depressão, ou mesmo simples alterações de humor, são cada vez mais comuns. Nesse contexto, é importante que a mulher busque apoio psicológico sempre que necessário e encontre alternativas para aliviar as tensões do dia a dia, como por exemplo na prática da meditação.

Uso de medicamentos

O uso indiscriminado de medicamentos, sem o acompanhamento profissional podem acarretar danos ao organismo ou mesmo ao humor. Por isso, o uso de medicamentos deve sempre contar com acompanhamento médico.

Seguindo essas dicas simples, as mulheres com certeza estarão ainda mais aptas para lutar por seus demais direitos e por sua felicidade. Assim transformaremos o Dia Internacional da Mulher em um marco das conquistas femininas.

Unimed São José dos Campos: www.unimedsjc.coop.br – 0800 727 7270

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023