Calendario IPVA 2024

'Preocupado com falta de medicamentos' para Covid-19, Governo de SC solicita reforço ao Ministério da Saúde

Por Redação em 24/02/2021 às 16:15:59

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina enviou uma solicitação ao Ministério da Saúde pedindo envio de medicamentos de 'kit intubação', especialmente relaxante musculares. No documento enviado na terça-feira (23), o Estado informa sobre a preocupação com a possível falta desses remédios voltados ao tratamento da Covid-19 por causa do aumento da demanda e dificuldade enfrentada para adquirir insumos e medicamentos.

Ao menos 32 unidades de saúde catarinenses vêm informando sobre a escassez de medicamentos desde a segunda quinzena de fevereiro. Um deles é o Hospital Florianópolis, na área continental da capital catarinense, que enviou um documento à Secretaria de Estado da Saúde informando sobre o problema (veja mais abaixo).

O Secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, informa ao Ministério que o Estado vem enfrentando "aumento expressivo do número de pacientes" e que há atraso na entrega dos medicamentos do “kit intubação” pelos quatro fornecedores disponíveis.

Preocupados com a possibilidade de falta dos insumos, a Secretaria pediu que o Ministério da Saúde envie os medicamentos. Procurado pela equipe da NSC TV, o Ministério da Saúde não informou sobre o pedido dos medicamentos feito pelo governo do estado.

Estoques

O documento do governo estadual não especifica quais são as unidades de saúde que estão em cada uma das situações. A Secretaria de Saúde pediu para o Ministério da Saúde prioridade no envio.

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina solicita envio de relaxantes neuromusculares ao Ministério de Saúde

NSC TV/Reprodução

O secretário informou ainda, que considerando as informações dos 32 hospitais catarinenses referentes ao estoque e ao consumo médio mensal destes medicamentos voltados ao tratamento de Covid em pacientes internados, no período de 14 a 18 de fevereiro havia:

Atracúrio, besilato 10 mg/mL (2,5 mL): 17 hospitais com menos de 15 dias de consumo e outras 7 unidade estão com o estoque zerado do insumo.

Atracúrio, besilato 10 mg/mL (5 mL): 27 hospitais com menos de 15 dias de consumo e outros 23 estão com o estoque zerado.

Rocurônio, brometo 10 mg/mL (5 mL): 18 hospitais com menos de 15 dias de consumo e outros 6 com estoque zerado.

Secretaria de Saúde de SC diz que estado apresenta "aumento expressivo do número de pacientes que necessitam de leitos de UTI para tratamento"

NSC TV/Reprodução

Como funciona técnica que põe pacientes de Covid-19 de bruços

Intubação

Segundo médicos consultados, o processo de intubação se divide em três etapas.

Primeira: ocorre a sedação do paciente;

segunda: são utilizados anestésicos, pra pessoa não sentir dor.

terceira: são usados os bloqueadores neuromusculares. Eles atuam relaxando os músculos para que os médicos consigam colocar o respirador.

Situação no hospital Florianópolis

De acordo com direção do Hospital Florianópolis, até terça-feira (23) 100% dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) estão ocupados e 51 pacientes internados na enfermaria, poltronas e corredores.

Hospital Florianópolis pediu urgência no suporte da disponibilização dos medicamentos do "kit intubação"

NSC TV/Reprodução

A direção diz ainda que os medicamentos disponíveis serão usados para suprir as necessidades dos pacientes internados nos próximos seis dias, informa das dificuldades na compra dos insumos e que há também dificuldade de previsão para a reposição do estoque.

No documento, o diretor da unidade, Walmiro Charão Júnior, pede urgência no envio dos medicamentos que compõem o "kit intubação", sedativos e paralisantes musculares. Na solicitação o diretor afirma que os remédios podem ser enviados por empréstimo ou doação. O informativo não especifica quais e quantos

VÍDEOS: Mais assistidos da NSC TV no G1 SC

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023