Calendario IPVA 2024

Pazuello diz que vai comprar vacinas da Pfizer e da Janssen se 'vier uma autorização clara'

Por Redação em 24/02/2021 às 14:01:16

Reprodução/TV Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira (24) que o governo federal irá comprar as vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen se tiver uma "autorização clara".

"Se vier uma autorização clara flexibilizando todas as atividades, sim, nós vamos comprar a Pfizer e a Janssen, já está com o cronograma de entrega entregue pra nós", afirmou Pazuello, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em visita ao estado.

Atualmente, o Brasil usa duas vacinas no programa de imunização contra a Covid: a de Oxford e a CoronaVac. A pouca disponibilidade de doses, porém, tem levado algumas capitais a suspender ou restringir a vacinação (veja a lista). Desde o início da campanha, há cerca de 1 mês, o país aplicou ao menos 1 dose em 6,08 milhões de pessoas, ou 2,87% da população.

O governo Bolsonaro tem resistido a comprar a vacina da Pfizer, por conta de alguns pontos do contrato. Entre eles, de isenção de responsabilidade sobre possíveis efeitos colaterais, uma exigência que somente Brasil, Argentina e Venezuela se negaram a aceitar.

Para tentar contornar o impasse, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apresentou nesta semana uma proposta que autoriza os governos federal, estaduais e municipais a assumirem a responsabilidade por eventuais efeitos negativos provocados por vacinas contra a Covid aplicadas na população brasileira.

Pazuello citou a possibilidade de flexibilização da legislação, e disse que irá "cumprir o que vier" das discussões entre o governo e o Congresso sobre o assunto.

"Nós estamos negociando com os laboratórios, basicamente os americanos, a Pfizer e a Janssen, que é a Johnson&Johnson, já há 6 meses, e essas negociações implicam em discussões das cláusulas exigidas, e nós temos sido muito duros, e eles têm sido mais duros do que a gente", afirmou o ministro nesta quarta.

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023