Calendario IPVA 2024

Espaço Solidariedade: jovem que lê poesias nos ônibus de Salvador precisa de doações

Por Redação em 22/02/2021 às 16:30:44

Apaixonado por livros, Vinícius Trindade, de 19 anos, sai todos os dias para ler poesias nos ônibus de Salvador. O jovem mora em uma casa precária em uma comunidade no bairro IAPI, na capital baiana, e precisa de doações. [Saiba como doar no final da reportagem]

Vinicius lê poesias nos ônibus de Salvador, para garantir uma renda e ajudar a sustentar a família. Em uma viagem, ele conheceu a psicóloga Tatiana Santana, que se comoveu com a história do jovem.

“O que mais me chamou a atenção foi a forma que ele chegou no ônibus e disse que queria livros para ler. Quando vi Vinícius pedindo livros, eu entendi que ali tinha vontade de crescer, de desenvolver”, disse Tatiana.

Após o encontro, ele recebeu cestas básicas e uma campanha solidária foi criada para ele. O jovem precisa de material de construção para reformar a casa, alimentos e de um emprego.

Quem quiser ajudar Vinícius Trindade, pode entrar em contato com o perfil no Instagram do projeto Anjos Amigos do Bem. As doações também podem ser feitas por meio dos telefones (71) 9 8834-7077 ou (71) 9 9279-7422.

Vinícius Trindade lê poesias nos ônibus de Salvador e precisa de doações.

Reprodução / TV Bahia

Livros e poesia

Para Vinícius, os livros são uma oportunidade para esquecer a realidade que vive. O jovem não tem a presença do pai, que foi embora de casa.

“Quando olho a minha comunidade lembro da época que eu era moleque, lembro de brincar, mas lembro de muitos amigos meus que foram embora. Outros escolheram um caminho controverso, fica meio difícil analisar essa situação. Dá saudade, mas ainda bem que escolhi a poesia. Tentei puxá-los para a poesia, mas não quiseram."

Ele conta que passou a gostar de ler depois que a mãe começou a incentivar o hábito da leitura, como uma forma de punição.

“Eu estava com nove anos de idade, e ela [mãe] queria que eu aprendesse a ler rápido, e eu estava demorando muito. Aí ela começou a me colocar de castigo. Eu detestava tentar ler o texto, era muito longo”, conta.

Uma tia do jovem, Roquelina Rodrigues, conta que o sobrinho tem potencial, mas que faltam oportunidades. “Um menino estudioso, um menino inteligente. O que falta para Vinícius é oportunidade. Quero ver ele um homem com garantia de um trabalho” disse.

Vinícius mora em uma casa precária com a família, em uma comunidade de Salvador.

Reprodução / TV Bahia

Veja mais notícias do estado em G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023