Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Morning Show

"Nos incomodamos com negras bravas, mas não com brancos agressivos", diz Alexandra Loras sobre "BBB 21"


Em entrevista ao programa Morning Show, da Jovem Pan, nesta sexta-feira, 19, a consultora em Afro-Consciência Alexandra Loras, analisou o polêmico debate racial levantado pelas participantes Lumena e Karol Conká durante a 21ª edição do Big Brother Brasil. “É importante que o BBB esteja nos dando a oportunidade de jogar luz sobre questões que devem ser discutidas. Considero triste que estão incorporando todo o peso da representatividade negra na Lumena, sendo que ela é uma mulher negra em construção. Ela não é a voz dos 118 milhões brasileiros negros porque somos diferentes, únicos e cada um de nós tem suas próprias dores e experiência. Cada negro, diariamente, passa por microagressões e microhumilhações. Por isso, acho polêmico quando vejo o público querendo cancelar, apagar, silenciar e enterrar indivíduos que precisam lidar com seus traumas e estão em construção. Por exemplo, finalmente vemos negros na televisão, tendo oportunidade de colocar seus pontos de vista e mesmo assim nos incomodamos muito quando negras empoderadas têm atitudes bravas, radicais e, às vezes, desatualizadas. No entanto, estamos totalmente acostumados a ver homens brancos sendo agressivos e tomando as mesmas atitudes”, disse.

Ao ser questionada sobre a postura do vereador Thammy Miranda, que afirmou que processará Lumena por praticar ‘racismo reverso’ contra a atriz Carla Diaz, Alexandra Loras pontuou que racimo reverso não existe. “Acredito que o Thammy tenha se confundido porque é uma questão complexa. Ele pode falar que Carla Diaz sofreu preconceito, não racismo reverso. O racismo se dá quando uma raça é inferiorizada sistematicamente por todas as camadas da sociedade, como aconteceu com os negros. Portanto, o racismo reverso apenas existiria se os negros entrassem em uma máquina do tempo e escravizassem, estuprassem e matassem os brancos por séculos, arrastando as consequências deste período até os dias atuais.” O vereador comentou nas redes sociais as ofensas feitas pela psicóloga à Diaz nesta quinta-feira, 18. “Estou aqui vendo as coisas daquela imbecil da Lumena e aí eu estava aqui pensando: racismo é racismo. A atitude que ela está tomando com a Carla Diaz é de racismo. Ela falou ‘essa branquitude de merd*’, se fosse a Carla Diaz falando ‘essa negritude de merd*’, a Carla saía da casa presa do Big Brother“, disse Thammy em seu posicionamento.

Confira na íntegra a entrevista com Alexandra Loras:

JP

Entretenimento Morning Show Bbb Bbb 21 Big Brother Brasil Big Brother Brasil 21 Karol Conká Lumena Movimento Negro Negros Racismo Racismo Reverso Thammy Miranda

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!