Calendario IPVA 2024

Hemocentro de Rio Preto precisa de doações de todos os tipos sanguíneos

Por Redação em 15/02/2021 às 06:50:38
Com o início da vacinação contra a Covid-19, a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia recomenda que quem for imunizado espere 48 horas para doar sangue. Hemocentro de Rio Preto precisa de doações de sangue

Reprodução / TV TEM

Com o estoque abaixo do ideal por conta da pandemia de Covd-19, o Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) precisa de doações de todos os tipos sanguíneo.

Ao mesmo tempo que houve diminuição nas doações, a demanda nos 37 hospitais da região noroeste paulista atendidos pela a unidade aumentou, gerando preocupação.

"Nós precisamos de doações para atender, principalmente, pacientes em tratamento oncológico e os que fizeram transplante de medula óssea", afirma Mariana Coltro, enfermeira do Hemocentro.

O Hemocentro de Rio Preto possui 2,5 mil doadores cadastrados, mas nem todos estão comparecendo. O reflexo é a falta de sangue, principalmente do tipo A-.

"O doador sempre está ajudando alguém que não conhece ou alguma pessoa próxima que está precisando", diz o motorista Márcio José Machado.

Estoque de bolsas no Hemocentro de Rio Preto está 30% abaixo do ideal

No período de pandemia, vários cuidados são tomados durante a doação, incluindo o distanciamento entre cadeiras e o uso obrigatório de máscaras.

Com o início da vacinação contra a Covid-19, a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia recomenda que quem for imunizado espere 48 horas para doar sangue.

"A CoronaVac, que começou a ser aplicada em todo o Brasil, exige 48 horas de intervalo para doação de sangue por ser produzida com vírus inativado. Então, a vacinação gera uma reação do sistema imunológico do doador. Por isso, precisa ter um intervalo de, no mínimo, 48 horas para a próxima doação", diz Mariana Coltro.

O Hemocentro de Rio Preto funciona todos os dias das 7h às 13h. O doador pode agendar o atendimento pelo telefone: (17) 3201-5078.

Cada bolsa de sangue é capaz de ajudar quatro pessoas

TV TEM/Reprodução

Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: veja as reportagens da região

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania