Senado define integrantes da nova Mesa Diretora; saiba nomes

Por Redação em 02/02/2021 às 18:57:31
Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) será primeiro vice-presidente, e Romário (Pode-RJ), segundo vice-presidente. Secretarias ficarão com PSD, PP, PT e PDT. O Senado definiu nesta terça-feira (2) os ocupantes dos demais cargos da Mesa Diretora da Casa.

Houve mais de uma candidatura apenas para o cargo de primeiro vice-presidente do Senado, que, por votação, ficou com Veneziano Vital do Rêgo. Ele recebeu 40 votos, superando Lucas Barreto (PSD-AP) que teve 33 votos.

Os candidatos à primeira vice-presidência fizeram um acordo o eleito seria aquele que obtivesse a maioria simples dos votos. Logo, quórum diferente do necessário para eleger o presidente da Casa, que foi de 41 votos, maioria absoluta do Senado.

Com isso, a composição da Mesa Diretora, para o biênio 2021-2022, ficou com a seguinte configuração:

Presidente: Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

1º vice-presidente: Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)

2º vice-presidente: Romário (Podemos-RJ)

Primeiro secretário: Irajá (PSD-TO)

Segundo secretário: Elmano Ferrer (PP-PI)

Terceiro secretário: Rogério Carvalho (PT-SE)

Quarto Secretário: Weverton Rocha (PDT-MA)

Também foram definidos os seguintes suplentes de secretários: Jorginho Mello (PL-SC), Luiz do Carmo (MDB-GO) e Eliziane Gama (Cidadania-MA). O quarto suplente de secretário ainda não foi definido. A votação para essa função será feita em outra ocasião.

Disputa pela primeira vice

MDB e PSD disputaram a primeira vice-presidência do Senado. O MDB queria que Veneziano Vital do Rego fosse o primeiro vice-presidente. O PSD queria dar o lugar para Lucas Barreto (PSD-AP).

A bancada do MDB tem 15 senadores e é a maior da Casa. A do PSD tem 11 integrantes, mas o partido foi o primeiro a anunciar apoio a Pacheco e, por isso, reivindicava a função.

Já o MDB passou a fazer composição com o parlamentar do DEM somente quando abandonou a candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) à presidência.

As funções da Mesa Diretora

Veja as atribuições de cada função na Mesa:

Presidente: definir, após reunião com líderes partidários, a pauta de votações; chefiar o Legislativo e presidir as sessões conjuntas do Congresso Nacional; exercer a Presidência da República na ausência do presidente, vice-presidente e presidente da Câmara (é o terceiro na linha sucessória); desempatar votações.

Primeiro vice-presidente: substituir o presidente do Senado nas suas faltas ou impedimentos.

Segundo vice-presidente: substituir o primeiro vice-presidente do Senado nas suas faltas ou impedimentos.

Primeiro-secretário: Ler, em plenário, documentos oficiais; receber e assinar correspondência oficial do Senado; gerir – em conjunto com o presidente da Casa – o orçamento do Senado; supervisionar atividades administrativas do Senado.

Segundo-secretário: lavrar atas das sessões secretas e assiná-las depois do primeiro-secretário.

Terceiro e quarto-secretários: fazer a chamada de senadores em casos previstos no regimento; contar votos em verificação de votação; e auxiliar o presidente na apuração de eleições.

As vagas nas mesas e nas comissões também dão aos partidos possibilidades de indicação para uma série de cargos, o que desperta o interesse dos caciques das legendas.

As funções mais disputadas são a da primeira vice-presidência, cujo ocupante é o substituo imediato do presidente; e o primeiro-secretário, que supervisiona atividades administrativas e orçamentárias da Casa.

Primeiro vice-presidente e primeiro secretário também têm direito a indicar mais cargos para seus gabinetes.

CCJ

O comando das comissões do Senado também está em disputa pelas legendas.

Nesta terça-feira, Pacheco disse que Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado, pode ser o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, que é cobiçada também por MDB e PSD.

“Há uma possibilidade de o presidente Davi ser o presidente da CCJ, mas ainda está por definir. Temos que discutir com todos os líderes”, disse Pacheco.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023