Calendario IPVA 2024

Enem: estudantes se preparam para segundo dia de provas após abstenção de 51,5%

Por Redação em 21/01/2021 às 21:57:35
Candidatos de algumas cidades relataram que foram impedidos de fazer o Enem porque as salas de aula já estavam com ocupação máxima. O Inep afirmou que candidatos nessas situações podem solicitar a reaplicação das provas, assim como quem estava com Covid. Estudantes que não puderam participar do primeiro domingo do Enem estão com dúvidas sobre o que fazer

Muitos estudantes que não puderam comparecer ao primeiro domingo de provas do Enem 2020 ficaram com dúvidas sobre o que fazer e foi uma abstenção de 51,5%.

Fred Santos estava com tudo preparado para o Enem, mas ele não pode fazer as provas porque testou positivo para o coronavírus. O problema, agora, é a dificuldade para enviar o resultado do exame para o Inep.

“Eu entrei no portal dia 16, no dia que saiu meu resultado e não consegui acessar, não consegui uma resposta. Não deram suporte para mim, não deram suporte para dezenas de candidatos. Eu achei despreparados para essa situação”, diz o estudante.

Na quarta-feira (20) Fred consegui enviar os resultados do exame e agora aguarda a resposta do Inep.

No último domingo (17), candidatos de cidades como Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba relataram que foram impedidos de fazer o Enem porque as salas de aula já estavam com ocupação máxima. Teve reclamação e muito choro.

O Inep afirmou que candidatos nessas situações podem solicitar a reaplicação das provas. Os pedidos devem ser feitos na página do participante de 25 a 29 de janeiro. Ainda segundo o Inep, os casos serão julgados e o resultado será divulgado também na página do participante.

A reaplicação do Enem está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Candidatos de todo o Amazonas e de duas cidades de Rondônia, Rolim de Moura e Espigão d"Oeste, onde o Enem foi suspenso por causa da pandemia, devem comparecer nas mesmas datas. Onde faltou luz, o Inep também garante a reaplicação.

“Não precisa de nenhum documento. Verá os casos específicos, os locais e vai deferir aqueles que têm direito a reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro. Em relação aos espaços físicos, estamos avaliando e tomando as decisões para que no próximo fim de semana isso não ocorra”, disse o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi.

Nicolly Lavinia mora em Carpina, Pernambuco. A sala de aula onde ela fazia a prova ficou sem luz. A estudante se sentiu prejudicada e quer refazer o exame.

“Estou concorrendo ao curso de grande concorrência, que é medicina, então, acaba que qualquer questão a mais influi na nota, tem mais chances de entrar e competir no Sisu, então eu me senti prejudicada em decorrência disso” afirma a estudante.

O G1 tem vídeos que ajudam a se preparar para o segundo dia de provas do Enem com um aulão de ciências da natureza e de matemática: g1.com.br/enem.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023