Calendario IPVA 2024

Força-tarefa multa quiosque e aplica 37 notificações na orla de Santos, SP

Por Redação em 16/01/2021 às 12:23:34
Ação foi realizada na tarde desta sexta-feira (15). Operação foi realizada na tarde desta sexta-feira por aproximadamente 80 profissionais na orla de Santos

Anderson Bianchi/Prefeitura de Santos

Um quiosque foi multado e outros 37 foram notificados durante uma ação da Secretaria de Saúde, nesta sexta-feira (15), na orla de Santos, no litoral de São Paulo. A autuação foi aplicada por conta da falta de higiene no estabelecimento.

A operação foi realizada na tarde desta sexta-feira por aproximadamente 80 profissionais das seções de Vigilância Sanitária (Sevisa), Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz) e Controle de Vetores (Secove). Eles percorreram todos os quiosques de alimentos distribuídos pela praia, conseguiram fiscalizar 50 e seis estavam fechados.

Entre os aspectos analisados pelas equipes, estiveram a documentação dos permissionários dos serviços, a higiene na manipulação de alimentos, os produtos com data de validade em dia, além da uniformização adequada e de procedimentos de prevenção à Covid-19 como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, além da distância mínima de 1,5 metro entre as mesas. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

Um quiosque localizado no canal 2 foi multado em R$ 1,9 mil por falta de higiene, alimentos armazenados sem procedência e sem data de validade. Os fiscais também notificaram outros 37 estabelecimentos a realizarem melhorias.

Segundo a chefe do departamento de Vigilância em Saúde de Santos, Ana Paula Valeiras, alguns quiosques estavam adequados, outros não, principalmente, em relação aos documentos e à manipulação de alimentos, por isso, foram notificados. Caso não cumpram as determinações, os permissionários podem receber multas que variam de R$ 1 a 10 mil.

“No caso da documentação irregular, eles têm oito dias para comparecer à Vigilância Sanitária com os documentos atualizados. Se não levarem, recebem a multa. Já em relação à condição dos alimentos, se observarmos irregularidades, na mesma hora descartamos no lixo”.

A chefe da Vigilância Sanitária ressaltou que, além da adequação dos permissionários, os munícipes devem continuar os cuidados em relação a possíveis aglomerações nos quiosques.

Qualquer morador que observar irregularidades pode formalizar a denúncia por meio da Ouvidoria, pelo telefone 162, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Força-tarefa multa quiosque e aplica 37 notificações na orla de Santos, SP

Anderson Bianchi/Prefeitura de Santos

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023