Calendario IPVA 2024

EUA correm o risco de enfrentar uma escassez de vacinas contra a Covid

Por Redação em 15/01/2021 às 22:14:33
Quem tomou a primeira dose do imunizante, pode ficar sem a segunda. Na Califórnia, o estacionamento de um resort da Disney virou um posto de vacinação, com centenas de pessoas ansiosas pra serem imunizadas. EUA podem enfrentar escassez de vacinas contra covid

Os Estados Unidos correm o risco de enfrentar uma escassez de vacinas contra a Covid.

Até agora estados e municípios lutaram pra acelerar a vacinação, enquanto as doses aplicadas se mantinham abaixo do planejado. Esta semana o secretário de Saúde do governo federal, Alex Azar, criticou os estados por estarem vacinando devagar.

Ele pediu que fossem abertas as imunizações para pessoas com mais de 65 anos, dizendo que liberaria todo o estoque federal.

O estado de Nova York atendeu ao pedido imediatamente, e autorizou todos com mais de 65 anos a se vacinarem. A demanda aumentou. Também abriram mega centros de vacinação, acelerando o processo. Agora o risco é não ter vacina.

O governo federal emitiu uma nota para dizer que as declarações do secretário não eram exatamente o que os estados entenderam, e não há reserva pra toda a demanda de vacinas.

Em Nova York aplicações agendadas começaram a ser canceladas hoje, e em alguns hospitais novas marcações estão suspensas.

O prefeito disse que nos últimos 4 dias 125 mil pessoas foram vacinadas e que o número está aumentando todo o dia. O abastecimento pra cidade é de 100 mil doses por semana, o que faria a vacinação aqui parar na semana que vem.

Na califórnia, o estacionamento de um resort da Disney virou um super posto de vacinação, com centenas de pessoas ansiosas para serem imunizadas.

Com o alerta dos médicos de que têm vacina para uma semana, eles não sabem ainda como será depois disso.

A solução para esse problema deve ficar para o próximo presidente, já que faltam apenas cinco dias para Donald Trump deixar a Casa Branca.

Nesta sexta-fira (15), Joe Biden apresentou seu plano de combate à pandemia, e prometeu acelerar a vacinação que até agora classificou como um fracasso terrível.

O plano é ambicioso. Biden quer construir postos de vacinação, usar farmácias, criar equipes móveis pra imunizar contra a Covid. Ele prometeu aplicar 100 milhões de doses da vacina nos primeiros 100 dias de governo.

Vai lançar uma campanha para mostrar a segurança da vacina, questionada com informações falsas e teorias da conspiração.

O presidente eleito disse também que vai tornar obrigatório o uso de máscaras em todos os lugares que o governo federal puder fazer essa exigência, que politizar as máscaras foi uma coisa rídicula. Não é uma questão de política. É sobre salvar vidas.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023