Calendario IPVA 2024

Aprenda a fazer hambúrguer e salada de quinoa para incluir o alimento no cardápio; veja

Por Redação em 15/01/2021 às 08:06:37
Chef de cozinha Inês Candido ensinou a lavar e cozinhar a quinoa. Ela também mostrou o passo a passo das receitas. Salada e hamburguer com quinoas são opções de pratos feito com o grão

Inês Candido

Culinaria #013: Aprenda a fazer receitas com quinoa

Com alto índice nutritivo, a quinoa pode ser consumida em pratos do dia a dia. Com o tempero e o tempo de cozimento ideal, ela ganha sabor, ganha nosso paladar e pode ser a protagonista de uma refeição. A chef de cozinha Inês Candido, do restaurante The Garden em Santos, no litoral de São Paulo, mostrou os diferentes tipos e explicou como preparar a quinoa. Ela ainda passou duas receitas com a semente: salada e hambúrguer de quinoas. (veja o vídeo acima).

CLIQUE AQUI E VEJA DE A a Z TODAS AS RECEITAS DO G1 SANTOS

Quais os tipos de quinoa e as diferenças entre elas?

Quinoa branca: mais leve e com sabor mais suave, com menos nutrientes e carboidratos, e é a mais conhecida pelos brasileiros.

Quinoa vermelha: é bem parecida com a branca, com um sabor mais forte. Além de ser muito nutritiva, contém menos gorduras

Quinoa negra: rica em proteínas e vitimas, também tem um sabor mais forte em comparação com a branca.

"É bastante nutritiva, zero gluten e é um alimento bem rico em nutrientes. E é fácil de preparar", disse a chef.

Três tipos de quinoas: branca, vermelha e negra

Inês Candido

Preciso lavar a quinoa antes de cozinhar?

Sim. Deixe a quinoa de molho por cerca de cinco minutos, segundo a chef. Coloque a quinoa em uma peneira, passe em água corrente até que o líquido fique totalmente claro.

Como cozinhar a quinoa?

Em uma panela, refogue no azeite a cebola e o alho. Em seguida, acrescente a quantidade de quinoa e água indicada na embalagem.

Segundo a chef, a quinoa branca tem o cozimento mais rápido, em torno de cinco minutos. Já as outras duas, a vermelha e a negra, demoram em torno de sete a oito minutos.

É bem rápido e prático. Você pode fazer e congelar a quinoa, deixar armazenada para quando quiser fazer uma salada ou outra preparação", diz a chef.

Qual o principal erro ao cozinhar a quinoa?

Segundo a chef, é não temperá-la. Como a quinoa é um alimento com um sabor muito suave, é preciso agregar outros ingredientes à receita.

"Não acrescentar um azeite, não fazer um fundo de cebola e erva aromática, isso faz a diferença. Ela, em si, não tem muito sabor, mas ela quando você agrega algum outro ingrediente faz toda a diferença", explica.

Salada de quinoas feita pela chef de cozinha Inês Candido

Inês Candido

Como fazer uma salada com quinoa?

Salada de quinoa

20 gramas de quinoa branca

20 gramas de quinoa vermelha

20 gramas de quinoa negra

30 gramas de tomate cereja

30 gramas de batata doce cozida

30 gramas de cenoura cozida

30 gramas de abobrinha cozida

6 a 8 camarões (opcional)

erva-doce a gosto

sal e azeite a gosto

Modo de preparo: Cozinhe os três tipos de quinoas (veja acima como cozinhar a quinoa). Cozinhe também, em panelas diferentes, a batata doce, a cenoura e a abobrinha. Em uma frigideira, grelhe os camarões. Corte os tomates ao meio. Em uma tigela ou prato, misture as quinoas e, depois, adicione os demais ingredientes. Tempere com sal e erva-doce. Sirva.

"Essa preparação você pode usar como acompanhamento de um peixe ou carne, se você estiver a fim de uma comida mais leve", comenta a chef.

Hambúrguer de quinoas feito pela chef de cozinha Inês Candido

Inês Candido

Alguma receita diferente com quinoa?

Sim, hambúrguer de quinoa.

Ingredientes

30 gramas de cebola

30 gramas de quinoa branca

30 gramas de quinoa vermelha

30 gramas de quinoa negra

50 gramas de batata doce

sal a gosto

azeite a gosto

páprica a gosto

Modo de preparo: Cozinhe os três tipos de quinoas e refogue com azeite e na cebola (veja acima como cozinhar a quinoa). Cozinhe a batata doce e amasse com o garfo. Misture as quinoas com a batata doce. Tempere com sal, pimenta do reino e páprica a gosto. Separe a mistura em pequenas porções com a ajuda de uma colher e depois faça o formato do hambúrguer. Unte uma assadeira com azeite, disponha os hambúrgueres e leve para assar a 160 graus por cerca de cinco minutos ou até dourar.

"Ele é um hambúrguer vegano, não tem contém nenhum ingrediente de origem animal", comenta.

Hamúrguer e salada de quinoas, pratos preparados pela chef de cozinha Inês Candido

Inês Candido

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023