Calendario IPVA 2024

PodParaná #8: Toni Reis conta como saiu da busca por 'cura' de homossexualidade para endossar luta por direitos

Por Redação em 15/01/2021 às 06:03:35
Paranaense foi um dos fundadores do Grupo Dignidade, de Curitiba, e relembra avanços da causa LGBTQI+ no estado. 'Não deixe para ser feliz amanhã", diz. O diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e um dos fundadores do Grupo Dignidade, de Curitiba, Toni Reis, é o entrevistado do oitavo episódio do podcast PodParaná, feito pela equipe do G1 Paraná e da RPC, publicado nesta sexta-feira (15).

Você pode ouvir o PodParaná no G1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

PodParaná: toda sexta-feira um novo episódio

Arte/RPC

Participam do episódio a articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas no Paraná, Léo Ribas, a advogada Ananda Puchta, da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da Seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), e o promotor Rafael Osvaldo Machado, coordenador do Núcleo de Proteção aos Direitos da População LGBT, do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Em entrevista ao PodParaná, Toni Reis comentou sobre a importância do respeito aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e intersexuais (LGBTQI+).

Ele contou a trajetória que viveu, desde a infância e juventude, quando, pressionado, chegou a tentar buscar por uma "cura" até chegar ao entendimento da própria homossexualidade, da aceitação para se empenhar com outras pessoas no início da causa no estado.

“Foi muito difícil esse período (...), foi o período da busca da cura. Eu fiquei sete anos tentando me curar. Eu dizia: eu não quero isso, eu sou uma vergonha para minha família, para a minha religião, eu sou uma vergonha para mim mesmo”, comentou ao lembrar do período que viveu até se entender e se aceitar como homossexual.

Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e um dos fundadores do Grupo Dignidade

Reprodução

Toni também destacou os avanços conquistados pelas pessoas LGBTQI+ no estado, durante décadas de combate aos preconceitos. Segundo ele, ainda há muito a avançar, principalmente para que haja respeito à individualidade e ao direito de cada pessoa ser o que é.

“Que as pessoas sejam felizes, mesmo sem permissão. A finalidade da nossa vida é ser feliz, então, não deixe para ser feliz amanhã. Seja feliz hoje com o seu companheiro, com a sua companheira, se respeite, tenha consentimento, dê consentimento às pessoas, respeite todas as famílias. Questione os direitos, respeite a ciência, respeite o credo da pessoas, e vamos ser felizes", disse.

O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.

Vídeos mais assistidos do G1 Paraná

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023