Alexandre Frota e André Janones oficializam candidaturas a presidente da Câmara

Por Redação em 14/01/2021 às 16:56:48
Ao todo, seis deputados já anunciaram que pretendem disputar o cargo. Eleição que definirá novo presidente da Câmara será em fevereiro. Os deputados federais Alexandre Frota (PSDB-SP) e André Janones (Avante-MG) oficializaram nesta quinta-feira (14) suas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados.

A eleição que definirá o novo presidente da Câmara será no início de fevereiro. Na próxima semana, será definido o formato da votação, se somente presencial ou híbrido (presencial e remoto), em razão da pandemia do novo coronavírus.

Frota e Janones são candidatos avulsos, isto é, não contam com o apoio formal dos partidos aos quais são filiados. Como a votação é secreta, os parlamentares não precisam seguir a orientação das siglas.

Além deles, outros quatro deputados já anunciaram que pretendem entrar na disputa para comandar a Câmara nos próximos dois anos (saiba mais abaixo).

Novas candidaturas podem ser apresentadas até a reta final. O cronograma ainda não foi divulgado, mas, geralmente, isso pode ser feito até a véspera ou horas antes da votação.

Alexandre Frota

O lançamento da candidatura de Alexandre Frota foi por meio de um vídeo, divulgado pela assessoria do parlamentar. Na gravação, o deputado promete, se eleito, ter atuação independente em relação ao Poder Executivo.

Como principal bandeira de campanha, ele disse que pretende acatar a abertura do pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

"O que eu posso prometer é uma Câmara totalmente independente, uma Câmara livre. Eu vou abrir diálogo com todos os segmentos da Câmara, com todos os partidos, inclusive. Eu não tenho cargos para oferecer, ao contrário dos outros grandes candidatos que existem. Não tenho emendas [parlamentares] de R$ 15 milhões, mas eu tenho um trunfo na mão: eu sou o único candidato à Presidência da Câmara dos Deputados com coragem suficiente para colocar no primeiro minuto de mandato o processo de impeachment do Jair Bolsonaro", afirmou Frota no vídeo.

André Janones

Em um ato na Câmara, Janones afirmou que a candidatura dele não nasce de "conchavos" e "acordos políticos". Disse que, se eleito, vai pautar a volta do auxílio emergencial e colocar em votação não somente as propostas com as quais concorda.

"Faço um compromisso com essa nação, com o povo brasileiro. Se for eleito presidente da Câmara dos Deputados, no mesmo dia, horas após ser eleito, já estará pautada na primeira sessão do ano as matérias que visam a prorrogação do auxílio emergencial”, afirmou.

Janones disse ainda que, publicamente, menos de cinco deputados anunciaram que apoiarão sua candidatura, mas que conta com os votos de dissidentes. “De forma sigilosa, talvez hoje a gente conseguiria chegar a 10 nomes”, calculou. "Essa é a eleição da traição, esse é o nome dessa eleição. Essas contas onde você vincula deputados a siglas partidárias não batem", disse.

Os candidatos

Veja quem são, até o momento, os candidatos à presidência da Câmara, em ordem alfabética:

Alexandre Frota (PSDB-SP) - candidato avulso. Defende uma Câmara independente em relação ao Executivo e a abertura de processo de impeachment de Bolsonaro.

André Janones (Avante-MG) - candidato avulso. Promete pautar a volta do auxílio emergencial. Diz que menos de cinco deputados apoiam publicamente sua candidatura, mas calcula que pode chegar a 10 parlamentares nas eleições, que serão realizadas com voto secreto.

Arthur Lira (PP-AL) - tem apoio do Palácio do Planalto e fechou bloco com nove partidos (PL, PP, PSD, Republicanos, PROS, Podemos, PSC, Avante e Patriota), que somam 195 deputados.

Baleia Rossi (MDB-SP) - tem a candidatura articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e conseguiu formar um bloco com 11 partidos (PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede), que somam 258 deputados

Capitão Augusto (PL-SP) - candidato avulsa. Coordenador da frente parlamentar de segurança pública, conhecida como a bancada da bala, tem conversado com deputados de "bancadas vocacionadas" - como a da segurança pública e a evangélica. Pretende lançar sua candidatura no dia 28 de janeiro.

Fábio Ramalho (MDB-MG) - candidato avulso. Tem investido no contato individual com os parlamentares. Pretende lançar a sua candidatura na semana que vem.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023