Calendario IPVA 2024

Instituto Butantan e Fiocruz ainda não enviaram todos documentos solicitados pela Anvisa

Por Redação em 14/01/2021 às 16:56:35

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou nesta quinta-feira, 14, ofícios ao Instituto Butantan e à Fiocruz solicitando documentos para dar prosseguimento à análise do pedido de uso emergencial das vacinas. A Anvisa pediu para que os dados faltantes sejam enviados ainda nesta quinta. A agência prevê divulgar o resultado das análises no domingo, 17, mas o prazo, porém, pode sofrer com o atraso na entrega dos dados por parte dos laboratórios. Na última sexta-feira, 8, o Instituto Butantan enviou o pedido de uso emergencial da CoronaVac, vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e o Butantan, à Anvisa. Já no dia seguinte, a agência enviou ofício ao instituto alegando falta de dados e pedindo os documentos necessários para a análise estatística. “Foi reiterada ao instituto a necessidade de envio dos dados faltantes e complementares solicitados após a etapa de triagem inicial feita pela agência. Esses dados ausentes já haviam sido solicitados”, diz nota da Anvisa.

Segundo a agência, uma parte dos dados em relação ao estudo de imunogenicidade foram enviados na quarta-fera, 13, pelo Butantan. “A agência recebeu, também na noite de ontem, um comunicado em que o Instituto Butantan afirma que solicitou à empresa internacional [Sinovac], parceira no desenvolvimento da vacina, que enviasse as informações com a maior brevidade possível. O Butantan informou ainda, nesse mesmo comunicado, que acredita que muitos dos questionamentos restantes serão atendidos com o envio dessas informações adicionais”, afirma nota. A agência informa que o Butantan garantiu que as informações seriam enviadas até a sexta-feira, 15. À Fiocruz, foram solicitados dados de comparabilidade, estabilidade e transporte da vacina de desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. “Os dados complementares foram solicitados após a etapa de triagem inicial da Anvisa e no decorrer das análises da equipe técnica da Agência.”

A Anvisa ressaltou que os documentos são “essenciais” e que o prazo de 10 dias para a análise não considera o tempo em que a agência aguarda as informações necessárias por parte dos laboratórios.As documentações técnicas faltantes e incompletas comprometem a análise e o tempo de decisão da Agência”, diz. Segundo o painel da Anvisa, 40,92% dos documentos da CoronaVac já foram analisados. Outros 29,32% estão em análise enquanto 29,76% estão com informações faltando. No caso da vacina da Fiocruz, 32,6% dos documentos tiveram análise concluída. Cerca de 36,11% estão em análise e 31,29% estão “pendentes de complementação”. Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse a prefeitos que pretende iniciar a vacinação contra Covid-19 ainda na próxima semana. A data divulgada foi 20 de janeiro, mas o início pode ser adiado em um dia em virtude do atraso no voo que vai até à Índia buscar doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023