Asfalto de túnel cede após fortes chuvas em Guarujá, SP, e é interditado para manutenção

Por Redação em 14/01/2021 às 10:52:39
Acidente aconteceu uma semana depois de uma manutenção emergencial executada pela Sabesp no local. Asfalto cede em Túnel da Vila Zilda, em Guarujá

O asfalto do túnel Juscelino Kubitschek, conhecido como Túnel da Vila Zilda, em Guarujá, no litoral de São Paulo, cedeu na madrugada desta quinta-feira (14) por conta das fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista. Ninguém ficou ferido, mas foi preciso interditar o local. Agora, o túnel passará por obras de manutenção emergencial e a previsão é que seja liberado nesta sexta-feira (15).

O asfalto cedeu uma semana depois de uma manutenção no sistema de esgoto, que passa pelo túnel. Os trabalhos realizados pela a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na quinta-feira passada (7), e abrangeram reparos emergenciais numa tubulação que integra o sistema de esgotamento sanitário do município.

Segundo a Sabesp, equipes foram direcionadas nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, devido ao rompimento da tubulação. Os reparos já estão sendo providenciados. A Sabesp lamentou os transtornos gerados e disse que já conta com o apoio do órgão municipal responsável pelo tráfego para providenciar a interdição e os desvios no trânsito.

Nas imagens obtidas pelo G1, é possível notar que as rachaduras no asfalto têm a mesma espessura que o calçado de um homem (veja o vídeo no início da matéria). Além de o asfalto ceder, a água da rede de esgoto do túnel passou a vazar, inundando a passagem.

Túnel da Vila Zilda, em Guarujá, SP, após asfalto ceder

G1 Santos

O trânsito de veículos ficará bloqueado no local até o fim da execução dos serviços de manutenção, previsto para sexta-feira (15). Pedestres e bicicletas continuam com acesso livre à passagem no túnel.

A Prefeitura de Guarujá disse que as equipes técnicas das secretarias de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e Meio Ambiente (Semam) estão no local, vistoriando e avaliando as condições do túnel e da tubulação. A Secretaria de Meio Ambiente já emitiu notificação à Sabesp sobre o ocorrido. A Diretoria de Trânsito está atenta aos gargalos para tentar amenizar os transtornos no tráfego da cidade.

A Defesa Civil de Guarujá informou que o acumulado de chuvas das últimas 24 horas foi de 85,7 mm. Já o acumulado das últimas 72 horas foi de 91,6 mm. Até o momento o acumulado mensal está em 230,0 mm.

Local está interditado para veículos

G1 Santos

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023