Calendario IPVA 2024

Anac autoriza transporte de vacinas refrigeradas em gelo seco na cabine de passageiros do avião

Por Redação em 13/01/2021 às 19:44:49
Para transporte desse material, não poderá haver passageiros na cabine. Medida auxiliará transporte de vacinas contra Covid. Nesta quinta, voo parte para a Índia, a fim de buscar vacinas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta quarta-feira (13) autorização para que empresas aéreas transportem vacinas refrigeradas com gelo seco na cabine de passageiros dos aviões.

Para isso, entre as regras que devem ser seguidas pelas companhias está a de não transportar passageiros durante esse voo.

Segundo a Anac, apesar de as vacinas não serem consideradas artigos perigosos, o gelo seco é e, por esse motivo, deve seguir requisitos específicos para transporte.

Nesta quinta-feira, um avião da Azul deve decolar para a Índia a fim de buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Serum. O imunizante é desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. A Azul informou que o voo está programado para partir às 23h de Recife (PE) com destino a Mumbai. A carga é estimada em 15 toneladas. Serão 15 horas de voo.

Algumas das vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 precisam ser transportadas em baixas temperaturas. A vacina desenvolvida pela Pfizer precisar ficar armazenada a -70°C e a da Moderna a temperaturas perto de -20°C.

A Anac informou que as empresas certificadas para o transporte de artigos perigosos que já tenham obtido a autorização para transporte de carga na cabine de passageiros não precisarão de autorização específica para o transporte de vacinas refrigeradas com gelo seco.

VÍDEOS: vacinas contra a Covid-19

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023