Calendario IPVA 2024

Setor de serviços avança 8,7% em Alagoas no mês de novembro, segundo IBGE

Por Redação em 13/01/2021 às 18:44:35
Essa é a sexta alta seguida registrada pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Setor é o de maior participação no produto e no emprego no Brasil. Setor de serviços registra sexta alta seguida em Alagoas no mês de novembro

Licia Rubinstein / Agência IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (13), os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) que apontam a sexta alta seguida no setor de serviços em Alagoas. Houve um avanço de 8,7% na passagem de outubro para novembro.

Os números sofrem variações que são consideradas pelo IBGE até dois meses após a divulgação da pesquisa. Anteriormente, os avanços haviam sido de 7,2% e 4,5% nos meses de setembro e outubro, respectivamente.

Na comparação com novembro de 2019, o recuo do setor em Alagoas foi de 5,8%. No acumulado em 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda no volume de serviços foi de 17,7%. Em doze meses, o volume de serviços caiu 16,7%.

A PMS é divulgada todos os meses e abrange cinco grupamentos de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas: serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação), serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e outros serviços.

O setor de serviços é o de maior participação no produto e no emprego no Brasil e envolve diferentes ramos como comércio, serviços prestados, alimentação, instituições financeiras, transportes, entre outros.

Brasil apresenta resultado insuficiente

No Brasil, o setor de serviços avançou 2,6% na passagem de outubro para novembro, registrando também o sexto mês consecutivo de alta. Apesar do ganho acumulado de 19,2% nesse período, o resultado ainda é insuficiente para compensar as perdas entre os meses de fevereiro e maio do setor, que ainda se encontra 3,2% abaixo do patamar de fevereiro. Na comparação com novembro de 2019, o total do volume de serviços no Brasil recuou 4,8%, marcando a nona taxa negativa seguida neste índice.

Veja os vídeos mais recentes do G1 Alagoas

Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023