Grupo de Arthur Lira quer eleição na Câmara e Senado no mesmo dia

Por Redação em 13/01/2021 às 14:40:36
Os aliados do deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendem que a eleição na Câmara dos Deputados e no Senado Federal ocorra no mesmo dia. A definição da data da votação se transformou em mais uma disputa no processo eleitoral no Legislativo.

Maia, atual presidente da Câmara, chegou a aventar a possibilidade de a eleição ocorrer no dia 2 de fevereiro, e não no dia primeiro. Os adversários de Rodrigo Maia dizem que seu objetivo seria fazer a eleição da Câmara depois da do Senado. Maia nega e diz que a data será definida na próxima semana.

Os aliados de Lira, candidato que conta com o apoio do Palácio do Planalto, alegam que as duas eleições têm de ser no mesmo dia, como sempre ocorreu, para evitar que o resultado de uma disputa acabe influenciando a outra.

"Se a eleição do Senado acontece no dia primeiro, e a da Câmara no dia seguinte, o resultado da disputa dos senadores pode ser usada para influenciar a nossa", disse um deputado aliado do líder do Progressista.

DEM e MDB disputam apoio de Bolsonaro na sucessão no Senado

Nas disputas deste ano, o MDB tem candidato tanto na Câmara, com Baleia Rossi, como no Senado, com a escolha da senadora Simone Tebet para representar a legenda na eleição. O DEM tem candidato no Senado, com Rodrigo Pacheco, nome do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

O DEM apoia Baleia Rossi na eleição da Câmara, mas a prioridade da cúpula do partido é eleger Rodrigo Pacheco para comandar o Senado.

Outro tema que está gerando disputas dentro da Câmara dos Deputados é a formação dos blocos. O PSL anunciou que apoiará Baleia Rossi, mas uma ala do partido reuniu 32 assinaturas para apoiar Arthur Lira.

A cúpula do PSL agora abriu processo para expulsar 20 destes 32 deputados. Com isso, diz que eles não poderiam ter assinado pedido para apoiar o candidato do Progressista, Arthur Lira.

A questão deve ser debatida na próxima semana, quando deve ser realizada reunião da Mesa Diretora da Câmara para definir essa pendência partidária e também a data da eleição, além do formato da votação.

Vídeos: assista a mais notícias de política

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023