Calendario IPVA 2024

Contagem altera funcionamento do comércio e restringe consumo de bebidas alcoólicas nos pontos de venda

Por Redação em 13/01/2021 às 04:35:37
Regras são mais brandas do que as aplicadas em Belo Horizonte e começam a valer já nesta quarta-feira (13). Fachada da Prefeitura de Contagem

Elias Ramos/Prefeitura de Contagem

Bares e restaurantes de Contagem vão ter o funcionamento reduzido a partir desta quarta-feira (13). A medida foi publicada no Diário Oficial e também restringe o consumo de bebida alcoólica nos estabelecimentos. As regras já estão em vigor.

Segundo a prefeitura, bares e restaurantes poderão funcionar até 15h entre segunda e quarta-feira. Nesses dias, está proibida a venda de bebida alcoólica para consumo no local. Entre quinta-feira e domingo, os estabelecimentos podem funcionar até 23h, com consumo liberado.

Ainda de acordo com a prefeitura, os bares que não oferecerem refeições na hora do almoço deverão permanecer fechados de segunda à quarta-feira.

O documento também altera o funcionamento de padarias, lanchonetes, trailers e similares. Esses estabelecimentos poderão funcionar todos os dias da semana, mas devem observar os mesmos horários dos bares e restaurantes. A restrição para o consumo de bebida alcoólica também se estende a esses locais, sendo proibida até quarta-feira e liberada entre quinta e domingo.

As regras impostas pelo município não se aplicam aos serviços de entrega, que mantêm o funcionamento inalterado.

Com 85% de leitos de UTI ocupados e taxa de transmissão maior que em BH, Contagem descarta fechamento de comércio

Contagem envia ofício ao Instituto Butantan para aquisição de 1 milhão de doses da CoronaVac

Distanciamento

Para manter o comércio aberto, a prefeitura de Contagem estabeleceu regras que devem ser seguidas pelos proprietários, como a manutenção do distanciamento. Agora, em ambientes fechados, só pode haver uma pessoa a cada cinco metros quadrados. Em lugares abertos, o distanciamento mínimo cai para dois metros quadrados.

Nos estabelecimentos cujo serviço for prestado em salão com mesas e cadeiras, a capacidade não deve ser maior do que quatro pessoas por mesa. Juntar o mobiliário para aproximar os clientes de um mesmo grupo é proibido, assim como atender as pessoas em pé.

O comércio também deve manter gradis ou fitas zebradas para controlar a entrada dos clientes. Deverá ser exigida dos clientes a utilização correta das máscaras. O protocolo para música ao vivo não foi alterado.

Proibições

A administração municipal divulgou os serviços que estão suspensos por prazo indeterminado, em Contagem. As regras são válidas a partir de quinta-feira (14). Veja quais são:

cinemas, teatros, museus, centros culturais, casa de cultura, bibliotecas públicas e privadas, parques públicos e privados, clubes de lazer, recreação, circos e parques temáticos;

casas de shows e espetáculos de qualquer natureza;

boates, danceterias e salões de dança;

atividades educacionais presenciais em todos os níveis de ensino;

exposições, congressos e seminário;

eventos esportivos, culturais e de lazer, de qualquer natureza, em propriedades e logradouros públicos;

eventos públicos de qualquer natureza que tenham mais de 10 (dez) pessoas;

eventos particulares de qualquer natureza que tenham mais de 10 (dez) pessoas, inclusive em residências e condomínios habitacionais; e

a utilização integral de toda a região da orla da Lagoa Vargem das Flores, inclusive a prática de esportes náuticos, salvo o acesso de embarcações oficiais.

Liberados

Os serviços essenciais podem funcionar em Contagem, sem restrições. É o caso de supermercados e farmácias, por exemplo.

Comércio, indústria e prestadores de serviço que não se enquadrem nas atividades acima, além das igrejas e templos religiosos, podem funcionar, desde que atendam os protocolos sanitários.

A prefeitura determina, ainda, que esses locais disponibilizem profissional portando álcool em gel para abordar clientes e frequentadores. Os funcionários e colaboradores são obrigados a utilizar máscara de acrílico (face shield), além da máscara de tecido.

Esses locais também são obrigados a conferir, à distância, a temperatura dos frequentadores na entrada dos estabelecimentos. A pessoa cuja medição for superior a 37º C deverá ter o acesso impedido.

Os vídeos mais vistos do G1 MG nos últimos dias:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania